Velório de dançarino dançarino do programa "Esquenta!" morto no Rio reúne família e amigos

23/04/2014 17h29 - Atualizado em 23/04/2014 20h32

Corpo está sendo velado no Cemitério São João Batista, em Botafogo.
Enterro está marcado para a tarde desta quinta-feira, segundo família.

Gabriel BarreiraDo G1 Rio

Começou por volta das 17h desta quarta-feira (23), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio, o velório de Douglas Rafael da Silva Pereira, conhecido como DG, de 26 anos. O dançarino do programa "Esquenta!", de Regina Casé, na TV Globo, foi encontrado morto em uma creche do Morro Pavão-Pavãozinho, favela pacificada na Zona Sul do Rio, na tarde da terça-feira (22). Cerca de 20 pessoas estavam no cemitério no ínicio do velório.
Moradora do Pavão-Pavãozinho há 40 anos, a telefonista Ana Paula da Silva demorou a assimilar a notícia.
"A polícia não pode entrar atirando assim. Lá tem juiz, advogado, jogador, dançarino. A maioria é trabalhador. Agora está cheio de gringo. Eles vão fazer isso com eles também, entrar na favela atirando?", questionou.
Durante o velório, uma mulher se sentiu mal. Uma ambulância do Samu foi chamada às pressas para o cemitério. Segundo um dos bombeiro, ela teria sofrido uma convulsão.
Familiares e amigos no velório de dançarino DG (Foto: Gabriel Barreira/G1)Familiares e amigos no velório de dançarino DG (Foto: Gabriel Barreira/G1)
A morte do jovem causou revolta na comunidade e protestos pelas ruas de Copacabana na noite de terça, com tiros, correria, quebra-quebra e ataque à base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). DG será sepultado às 17h desta quinta-feira (24).
Fontes da polícia confirmaram ao RJTV nesta quarta-feira (23) que Douglas Rafael levou um tiro antes de morrer. O produtor da TV Globo Tyndaro Menezes apurou com fontes da Polícia Civil que Douglas Rafael recebeu um tiro que entrou pelas costas, na região lombar, e saiu pelo ombro. Isso indicaria que o disparo foi feito de baixo para cima. DG foi atingido quando tentava pular de uma laje para outra. Ele então teria caído de uma altura de cerca de 10 metros. Depois da queda, o rapaz ainda tentou se levantar. Segundo essas fontes da polícia, é possível dizer isso porque havia marcas de sangue espalhadas pelo chão.
O RJTV ouviu ao vivo o perito Levi Miranda, que afirmou que o laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponta que Douglas Rafael sofreu "hemorragia interna decorrente de laceração pulmonar decorrente de ferimento transfixante do tórax", derivada de "ação pérfuro-contundente", o que indica a possibilidade de disparo. "Sem dúvida nenhuma, ele foi vítima de tiro", afirmou. Para Miranda, a perícia no local pode não ter encontrado a perfuração devido às condições no local.
Comentarista de segurança do RJTV, Rodrigo Pimentel afirmou que o dançarino pode ter sido vítima de bala perdida, já que estava em uma viela quando o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegou ao Pavão-Pavãozinho.
No momento da morte de DG, na noite de segunda-feira (21), havia uma troca de tiros na comunidade. As armas dos policiais que participaram da ocorrência foram apreendidas e vão passar por perícia.
Esquenta
Douglas Rafael fazia parte do Bonde da Madrugada, do programa "Esquenta!". Em nota, a apresentadora Regina Casé lamentou a morte e pediu que o crime seja esclarecido. "Eu estou arrasada e toda a família Esquenta está devastada com essa notícia terrível. Uma tristeza imensa me provoca a morte do DG, um garoto alegre, esforçado, com vontade imensa de crescer. O que dizer num momento desses? Lamentar claro essa violência toda que só produz tragédias assim. Que só leva insegurança às populações mais pobres do país. Agora, é impossível saber exatamente o que houve. Mas é preciso que a Polícia esclareça essa morte, ouvindo todos, buscando a verdade. A verdade, seja ela qual for, não porá fim à tristeza. Mas é o único consolo", disse.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem