ASSISTA A REPORTAGEM: MESMO COM FORTE CHUVA PROCISSÃO DO FOGARÉU FOI UM SUCESSO EM BACABAL






Mesmo com uma forte chuva que caiu na cidade de Bacabal, centenas fiéis da igreja católica acompanharam na noite de quarta feira (01), a Procissão do Fogaréu pelas Ruas da cidade de Bacabal. O espetáculo revive a paixão e morte de Jesus Cristo.








Os fiéis com as trochas nas mãos iluminavam as Ruas da cidade por onde passavam os personagens encapuzados, representam os soldados enviados por Caifás para prender Jesus. A procissão encerou no pátio da Igreja de São Francisco, com a encenação da condenação e morte de Jesus Cristo na cruz.






Essa foi a primeira vez que aconteceu a Procissão do Fogaréu na cidade de Bacabal, e foi organizado pela a Paróquia de São Francisco. Para frei Osmar um dos organizadores, foi um sucesso total. Foi um momento de fé e devoção é um momento para todos refletir.
O pátio da igreja ficou pequeno para tanta gente.









Colaboração Fotos: Site Cuxa

Assista a reportagem produzida pelos repórteres Ray Lima e André Luis - Edição: André Santos

A Procissão do Fogaréu foi introduzida em Goiás pelo padre espanhol Perestrelo de Vasconcelos, em meados do século XVIII. A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha.1 Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.

Outras Procissões do Fogaréu
Em Caxias-MA é realizada a Procissão do Fogaréu na quarta-feira santa as 20hs na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. A iluminação pública do centro histórico é apagada e mais de 15 mil pessoas carregam tochas conduzidas por 40 farricocos que vão a frente da Procissão em direção a Igreja do Rosário, onde pode ser visto uma mesa com farelos de pães e resto de vinho, em seguida a procissão se dirigi a Igreja Nossa Senhora do Sorriso, onde se ouve o clarim anunciando a Prisão de Cristo. Após o sermão do Bispo Diocesano Dom Vilsom Basso, a Procissão segue para a Igreja Nossa Senhora da Assunção, que simboliza o local da prisão de Jesus.
Em Lorena - SP também se realiza a Procissão, porém na sexta-feira santa, com início às 11h30min. Todos se vestem com trajes pretos, e no caminho há pequenas encenações dos momentos passados por Jesus Cristo.
Em Petrópolis-RJ, a procissão foi introduzida no calendário da Igreja Católica na Paróquia de São João Batista, localizada no distrito da Posse, a 40 km do centro da cidade.
Em Braga, Procissão dos Fogaréus ou Ecce Homo.
Em Bacabal - MA, também se realiza a Procissão do fogaréu.
Em Santa Luzia - PB, a Procissão é realizada na 00h00min da quinta para a sexta feira santa, saindo da Igreja de São José operário até a capela de São Sebastião com 40 farricocos e suas tochas e o público em geral que também á acompanha.



Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem