EM TRIBUNA, DEPUTADO DO MA PEDE DESCULPA E NEGA SER HOMOFÓBICO



O deputado estadual Fernando Furtado (PCdoB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão na manhã desta terça-feira (22) para se retratar da polêmica declaração dada a respeito dos índios Awá-Guajá e contra os homossexuais no último dia 4 de julho durante audiência pública em São João do Caru, a 359 km de São Luís.


Furtado pediu desculpas públicas a toda a população do estado, sobretudo, aos índios e homossexuais. “Eu, deputado Fernando Furtado, reitero minhas sinceras desculpas à população de todo o estado. E quero dizer que nunca fui, não sou e nunca vou ser homofóbico”, disse.

O deputado disse ainda que suas declarações não condizem com o pensamento do seu partido e que elas são apenas de sua responsabilidade. “Venho assumindo todas as responsabilidades e estou deixando o partido à vontade para tomar a decisão que achar correta e necessária”, afirmou Fernando Furtado.

O PCdoB também se manifestou através de nota (veja na íntegra) repudiando a declaração do parlamentar. “Achamos que foi uma declaração infeliz do deputado Fernando Furtado. O partido tem historicamente uma posição de respeito às minorias, em particular aos povos indígenas”, reforçou o deputado Othelino Neto (PCdoB), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Os deputados de oposição disseram que a repercussão do assunto foi pequena na casa, porém, pretendem entrar com uma representação na Comissão de Ética contra Fernando Furtado. “A casa não se pronunciou a respeito do assunto, talvez até por ser do mesmo partido do Governador. Nós da oposição estamos avaliando a possibilidade de entrar com uma nota de repúdio e até com uma representação na comissão de ética”, disse o deputado Adriano Sarney (PMDB).
“Ninguém reagiu [à declaração] isso é o mais triste. Nossos colegas deputados não disseram nada”, reforçou o deputado Souza Neto (PTN). Já o deputado Toca Serra (PTC) disse que Fernando Furtado tem um histórico de declarações agressivas. “O trabalho dele é sempre atacar os adversários”, contou.


G1 procurou outros deputados que preferiram não se manifestar sobre o assunto.

Nota do PCdoB

Em relação às declarações do deputado Fernando Furtado, o PCdoB Maranhão, por sua Comissão Política Estadual, esclarece:
As declarações do deputado ofendem não apenas índios e homossexuais, como também a história e o programa do Partido Comunista do Brasil, sempre à frente das lutas pela garantia da igualdade e dos Direitos Humanos;
Consideramos a declaração do deputado uma falta grave cometida contra índios, homossexuais e com o nosso partido, razão pela qual a repudiamos publicamente;
No entendimento do partido, trata-se de uma equivocada manifestação individual do deputado Fernando Furtado, pelo que se espera do parlamentar a devida retratação em relação aos indígenas, aos homossexuais; e ao  partido;
O PCdoB reafirma seu irrestrito compromisso com a proteção aos direitos dos povos indígenas e contra quaisquer manifestações de conteúdo homofóbicos.



Nota deputado Fernando Furtado
Diante das matérias publicadas nos últimos dias na imprensa, obtidas através de um áudio feito em uma audiência pública realizada no município maranhense de São João do Carú no dia 04 de julho onde fui convidado pela Associação de Produtores Rurais de São João do Carú – MA (APROCARÚ), venho a público fazer uma retratação formal em relação aos indígenas, homossexuais, ao PCdoB e a todo o povo do Maranhão.
Gostaria de reforçar que em nenhum momento tive a intenção de denegrir a imagem do povo indígena que muito contribuiu para a formação do povo brasileiro, em especial do Maranhão.
Infelizmente, me deixei levar pelo calor do momento e acabei falando o que não condiz com o meu pensamento e minha formação.
Diante destes esclarecimentos reitero que o meu trabalho sempre foi a serviço da população maranhense, sem distinção de raça, gênero ou religião, sempre na defesa dos direitos de todos e à frente das lutas pela garantia da igualdade e dos direitos humanos, como prega o nosso partido PCdoB.

Eu, deputado Fernando Furtado e cidadão, reitero minhas sinceras desculpas a toda a população do nosso Estado.

Do G1 MA

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem