GOVERNADOR INAUGURA HOSPITAL REGIONAL DR. JACKSON LAGO NA BAIXADA MARANHENSE





Nesta segunda-feira (28), o Governo do Estado inaugurou o Hospital Regional Dr. Jackson Lago, na cidade de Pinheiro. O novo hospital beneficiará mais de 600 mil pessoas que vivem em 34 cidades da região. Os pacientes encaminhados pelos hospitais municipais terão atendimento médico-hospitalar em cirurgia, clínica médica, nefrologia, oftalmologia, anestesia, gastroenterologia, pediatria, neurologia, cardiologia e ginecologia.





“Estamos abrindo hospitais para nunca mais fechar. Este é um momento especial e importante para esta região e para o Maranhão porque estamos dando um passo fundamental no modelo de saúde que acreditamos, estamos recuperando o elemento central da política de saúde, que é a hierarquização, onde o Estado garante uma rede de atendimento para a média e alta complexidade”, afirmou o governador durante a inauguração do hospital.




Flávio Dino lembrou que esse modelo de saúde começou a ser implantado, em 2008, na gestão do ex-governador Jackson Lago, quando inaugurou o hospital de Presidente Dutra. “Chamamos este hospital de Dr. Jackson Lago primeiro por um ato de justiça, porque foi ele que idealizou este projeto e, segundo, por ter sido um grande médico respeitado pelos profissionais de saúde. Este hospital é o símbolo de uma nova fase da política maranhense em que a prioridade é salvar vidas, tratar as pessoas com dignidade”, complementou o governador Flávio Dino.



O hospital estará à disposição dos casos mais graves e atenderá pacientes de média e alta complexidade da região. Com investimento de mais de R$ 21 milhões, do Tesouro Estadual e Governo Federal, o Hospital Dr. Jackson Lago fará com que os pacientes da região da Baixada Maranhense possam ser atendidos próximos de suas cidades, com maior comodidade e conforto, sem precisar fazer grandes deslocamentos até a capital.

“Este hospital servirá para acabar com aquilo que o Dr. Jackson Lago chamava de ‘procissão das ambulâncias’ e reduzir o sofrimento de quem já está doente e precisa estar próximo às suas famílias. A inauguração deste hospital reflete bem uma marca do governo Flávio Dino, que é a de proximidade com as pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco.


Na inauguração do hospital, Dra. Clay Lago, esposa do Dr. Jackson Lago, relembrou o entusiasmo e a dedicação do médico e ex-governador do Maranhão. “Este é um sonho que se torna realidade. Quero cumprimentar o governador Flávio Dino que se esforçou bastante para a concretização desta obra e pela sensibilidade que tem demonstrado em relação às causas sociais”, disse Clay Lago ao lembrar a trajetória do seu marido e da importância do hospital para a região.
O deputado Othelino Neto lembrou que este é um sonho para a Baixada Maranhense e que só agora se concretiza. “Temos que lembrar que a pedra fundamental deste hospital já foi lançada três ou quatro vezes, todas com objetivo eleitoreiro. Somente agora, nesta gestão, este importante equipamento de saúde está sendo integre à população da Baixada Maranhense”, disse o deputado.

Hospital de Pinheiro

Através de processo seletivo público, o Governo do Estado contratou 392 funcionários de níveis médio, fundamental, técnico e superior para atuar no hospital. A unidade de saúde será administrada pelo Instituto Acqua, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que possui gestão de contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O corpo clínico contará com 50 enfermeiros e 70 médicos, aproximadamente. A população terá, ainda, serviço de apoio de diagnóstico, com laboratório, tomografia, Raios-X, ultrassonografia, endoscopia e serviços de oftalmologia.

O hospital regional possui 122 leitos de internação, sendo 26 de clínica médica, 26 leitos de clínica pediátrica, 26 leitos de clínica ortopédica, 26 leitos de clínica cirúrgica, 12 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e seis leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Hospital Dr. Jackson Lago em Pinheiro

Mutirão

A primeira grande ação realizada no hospital aconteceu no último sábado (26) e domingo (27), com mutirão de cirurgias oftalmológicas, nas modalidades de catarata e pterígio. O próximo mutirão será de cirurgias ortopédicas, as consultas já iniciaram nesta segunda-feira (28). Sebastião Ribeiro, 67 anos, pedreiro aguardava há três anos pela cirurgia de catarata. “A operação da vista foi um sucesso, estou feliz demais”, comemorou Sebastião Ribeiro, que fez a cirurgia no domingo (27).
Estiveram na inauguração do hospital, o vice-governador Carlos Brandão; o secretário de Saúde, Marcos Pacheco; Dra. Clay lago; Wagner Lago; o deputado estadual Othelino Neto; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; o secretário do Trabalho, Julião Amin; o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré; o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim; o secretário de Agricultura, Márcio Honaiser; o deputado estadual Zé Inácio; o deputado estadual Antônio Pereira; além do deputado Domingos Erinaldo Sousa, mais conhecido como Toca Serra.

Hospitais Regionais

A proposta de organização da rede assistencial hospitalar do Maranhão, idealizada pelo ex-governador Jackson Lago, consistia em assegurar maior conforto, segurança e praticidade aos pacientes, com um hospital perto de suas casas. Nos próximos seis meses serão inaugurados outros seis hospitais regionais, nos municípios de Santa Inês, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Chapadinha e Balsas.
Além da inauguração do Hospital de Pinheiro, o governador Flávio Dino participou da inauguração do Campus da UFMA em Pinheiro, ao lado do reitor Natalino Salgado, secretário Bira do Pindaré, secretário Marcos Pacheco e Dra. Clay Lago.

Municípios Beneficiados com o Hospital Dr. Jackson Lago

Região de Pinheiro: Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral,Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Pedro do Rosário, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão,Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão,Turiaçu, Turilândia.
Região de Zé Doca: Amapá do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Candido Mendes, Carutapera, Centro Novo, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Junco do Maranhão, Luis Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Presidente Médice, Centro do Guilherme.

Região de Viana: Bacurituba, Palmeirândia, São Bento, Viana.
28_09_2015_Inauguração Hospital Dr. Jackson Lago em Pinheiro-MA_Karlos Geromy (25)

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem