OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO: BACABALENSE IRÁ PARTICIPAR DA ETAPA NACIONAL EM BRASÍLIA




A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional não só do SENAI, como também do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF).Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia da indústria, dos setores de serviços e agropecuário, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.

Participam do torneio, estudantes selecionados em suas escolas e em etapas estaduais da Olimpíada. Desde 2008, a competição passou a incluir alunos de cursos do Senac, voltados aos setores de comércio e serviços. Em 2014, a Olimpíada também criou ocupações para o setor agrícola e pecuária, que foram disputadas por alunos dos IF.

Além de incentivar a dedicação dos estudantes, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI. O desempenho dos competidores aponta novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais. Esses indicadores orientam o SENAI na atualização dos currículos nas escolas.

A Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. Os melhores estudantes representam o Brasil na WorldSkills, competição mundial de competência profissional.

ETAPAS DA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO

1-ETAPA ESCOLAR

Cada Centro de Formação do SENAI escolhe os melhores alunos dentro do ambiente escolar. Para isso, o estudante precisa:
• Ser aluno destaque no seu curso
• Ser inscrito em apenas uma modalidade;
2-ETAPA ESTADUAL
As unidades participantes do SENAI elaboram propostas de provas para as ocupações. O aluno precisa realizar o projeto com:
• Planejamento
• Forma de execução
• Forma de elaboração do produto final
3-ETAPA NACIONAL
A etapa nacional reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). 

Para competir na etapa nacional, os participantes devem:

• Ter no máximo 21 anos
• Ter no mínimo 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação profissional
• Nunca ter participado da Olimpíada do Conhecimento 

Os melhores participantes têm a oportunidade de representar o país na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.
4-ETAPA INTERNACIONAL (WORLD SKILLS)

Reúne os melhores alunos de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul. 

Representam o Brasil, alunos do SENAI e SENAC escolhidos em um rigoroso processo de seleção a partir da Olimpíada do Conhecimento.


A escola SENAI em Bacabal estar em fase de preparação para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, com a Ocupação em Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, tendo como Competidor o Aluno Ítalo Baima, que já vem treinando desde março de 2015.



O mesmo já competiu nas fases Escolar e Estadual, agora estamos contando com o mesmo para que alcance os resultados esperados, sendo que não custa muito, sonhar com o primeiro lugar na competição, doravante se depender do empenho e dedicação tanto do aluno como do seu Professor/Treinador Flávio Monteiro os resultados serão os melhores possíveis. A Direção e Coordenação do SENAI deseja ao competidor sucesso e vitória na competição;




Texto e Fotos: Professor Rosiel Sousa

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem