SEBRAE RECEBE PRÊMIO UEMA 35 ANOS



Instituição foi homenageada pela relevante contribuição ao desenvolvimento do estado, por meio de parcerias firmadas com a Universidade Estadual do Maranhão.

O Sebrae no Maranhão foi uma das 20 instituições agraciadas com o Prêmio Uema 35 anos, criado para marcar as três décadas e meia da
Universidade Estadual do Maranhão. A premiação foi entregue na noite da última quarta-feira (02), em solenidade concorrida no Auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).

A premiação foi concedida às instituições que, pelo conjunto de ações realizadas enquanto parceiras da Uema, contribuíram para ampliar o tripé acadêmico de ensino, pesquisa e extensão, colaborando, por sua vez, com o desenvolvimento do Maranhão.

"Ao longo de seus 35 anos, a Uema avançou, progrediu pela vontade e pela coragem de homens e mulheres que resistiram às adversidades em prol de uma Universidade pública, gratuita e inclusiva que se firma diariamente na busca pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão", destacou o Reitor Gustavo Pereira da Costa.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, foi convidado para representar a instituição na premiação que contou com a presença do vice-governador do Estado,

Carlos Brandão; do vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, além de parlamentares, demais autoridades estaduais e municipais e discentes e técnicos da Universidade.

"Para nós do Sebrae é de suma importância a proximidade com a Academia, tanto no que podem gerar de conhecimento científico para a qualificação das cadeias produtivas e segmentos econômicos que recebem a nossa atenção institucional, quanto para formar novos profissionais que buscarão empreender em suas respectivas áreas. Essa parceria é tão significativa para nós que, no nosso Conselho
Deliberativo existe acento para as Instituições de Ensino Superior", referendou Baldez, informando que a Uema é representada no CDE pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Edilson Baldez também foi agraciado, ontem, pela Uema com a Medalha Gomes de Souza de mérito universitário, usada para prestigiar personalidades de dentro e fora do território maranhense, merecedoras de reconhecimento por suas realizações nas áreas da educação, cultura, ciências, artes e tecnologia. Baldez, que foi professor e coordenador do curso de Engenharia Civil da Uema, tornou-se ao longo dos anos um importante líder empresarial do estado, articulando ações para o fortalecimento a economia do Maranhão. No total, 20 pessoas foram condecoradas com a medalha - que leva o nome de Joaquim Gomes de Souza, conhecido como Souzinha, uma figura singular e cultor das ciências e da matemática, tornando-se modelo emblemático da investigação científica, função precípua da instituição universitária.

Empreendedorismo no campo e na cidade o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que também esteve presente na entrega do Prêmio Uema 35 anos, destacou que o contato do Sebrae com as universidades maranhenses tem sido intenso nos últimos anos, com convênios e termos de cooperação técnica quer vislumbram o fortalecimento da economia do estado. Um dos frutos relevantes dessa proximidade foi a instituição do Polo de Empreendedorismo Rural da Baixada Maranhense, parceria com a Uema, por meio da Fazenda Escola instalada no Campi de São Bento (MA).

"O Polo foi idealizado para ser um espaço de disseminação de conhecimento, tecnologia, gestão de negócios e noções de mercado para os produtores rurais e pesquisadores da Baixada Maranhense. A estratégia é desenvolver os negócios rurais e alavancar a economia dos municípios envolvidos, por meio de atividades como a meliponicultura, fruticultura, piscicultura e pesca artesanal, produção de farinha, ovinocaprinocultura, produção de queijo, criação sustentável de aves, produção de cachaça, turismo rural, entre outras", aponta Martins.


Em 2016, uma experiência positiva da parceria do Sebrae com as Universidades foi a realização do TECH Nordeste - Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento da Região Nordeste que discutiu Mobilidade, Recursos Hídricos, Energia Limpa, Resíduos e Tecnologia da Informação e Comunicação. "A ideia foi discutir essas temáticas e, à luz do conhecimento científico, encontrar soluções factíveis para problemáticas da região Nordeste.


Desde a construção da programação, as universidades parceiras estiveram dando a sua contribuição significativas e foi também com elas que dividimos o sucesso da primeira edição do evento", ressaltou o diretor superintendente do Sebrae estadual.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem