ASSISTA: SEMED REALIZA AULA INAUGURAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIDADE PRISIONAL DE RESSOCIALIZAÇÃO DE BACABAL


1º DIA DE AULA DO EJA NO PRESIDIO DO PIRATININGA 02 04 18

Informações da SEMED - A Modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA é um dos eixos do Programa Educação Inclusiva: direito a diversidade. Esta modalidade de ensino é bastante flexível e alcança diversas pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade considerada adequada; um exemplo disso é a instituição da EJA no sistema prisional que consiste em uma oferta facultativa aos sentenciados, que podem ser selecionados a partir da boa conduta ou da manifestação do interesse em estudar. A cada 12 horas/aulas cursadas há uma redução em um dia da pena que cumprem; existindo também remissão de pena por conta do desenvolvimento da leitura.

Na última terça-feira (27) a SEMED realizou a aula inaugural na Unidade Prisional de Ressocialização de Bacabal. Dos 150 detentos, 30 participarão da EJA no sistema prisional oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. A secretária de educação, Professora Érika Lucena, manifestou sua satisfação pela realização deste trabalho, ressaltou a consciência de que é algo desafiador e de que é preciso ter esperança, pois somente a educação pode resgatar o homem de qualquer escravidão.

A aula inaugural contou com a participação de diversos profissionais da Unidade Prisional de Ressocialização de Bacabal e técnicos da Secretaria de Educação. Na oportunidade os novos alunos tiveram acesso à sala onde acontecerão as aulas e receberam os kits didáticos para o início desta jornada; além da exibição do Documentário acerca da Educação de Jovens e Adultos e da realização da Palestra “O Preço de um Sonho”, ministrada pelo Prof. Esp. Fábio Rodrigues.

A SEMED trabalha na perspectiva da inclusão educacional e social de todos os bacabalenses e por isso segue com o trabalho de sempre proporcionar uma educação de compromisso e responsabilidade.

Dos 150 presos que cumprem pena na Unidade prisional de ressocialização de Bacabal 30 retornam à sala de aula na modalidade da educação de jovens e adultos, um projeto que tem o apoio da prefeitura municipal por meio da secretaria de educação, que acredita que sempre é tempo de recomeçar.

Rodrigo Nascimento esta no presidio a 1 ano e 5 meses enquanto aguarda ser julgado, ele se dedica as tarefas, agora a escola, ele acredita que a educação pode mudar a vida de todos eles.

José Carlos hoje com 33 anos, está preso a 2 anos e 6 messes. Ele cursou ate o 7° ano do ensino fundamental, e agora volta a estudar com o desejo de mudança.

Os presos da UPRB já fazem artesanato e de dentro do presidio ajudam a família com o que vende, e como incentivo para os estudos, eles receberam kits de apoio. A implantação do EJA é só o começo de muitos outros projetos na área da educação, a fim de dar oportunidades aos presos quando eles ingressarem novamente na sociedade.

Assista a reportagem produzida pela Assecom do Município; Repórter Elane Oliveira.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem