PREFEITO DE SANTA INÊS É PRESO EM FLAGRANTE POR ESTUPRO NO MARANHÃO



Ribamar Alves (PSB), de 61 anos, foi preso nesta sexta-feira (29).
Ele já havia sido acusado de assédio sexual contra juíza, em 2013.


Prefeito de Santa Inês (MA, Ribamar Alves (Foto: Reprodução: TV Mirante)
Prefeito de Santa Inês (MA), Ribamar Alves, na chegada a São Luís (MA) (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O médico e prefeito da cidade de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), de 61 anos, foi preso em flagrante por estupro, na manhã desta sexta-feira (29), no município de Santa Inês, a 250 km de São Luís. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima é natural do Paraná, possui 18 anos e trabalha como colportora (jovens que vendem livros para pagar os estudos).
A informação foi confirmada ao G1 pelo secretário de Segurança Pública Jefferson Portela. Ele adiantou que Ribamar Alves chegou a São Luís de helicóptero na tarde desta sexta para ser ouvido na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).
Em entrevista coletiva realizada na sede da SSP-MA, na capital, o delegado Regional de Santa Inês, Rafael Reis, confirmou o ato criminoso ocorrido na noite de quinta-feira (28) e relatou como tudo aconteceu.
"O fato se deu entre 21h e 23h de ontem. A vítima que tem 18 anos e é oriunda do estado do Paraná foi até a casa do prefeito vender livros e ele a convidou para um passeio com a desculpa de que iria comprar os livros após o passeio. Dentro do carro ele abordou ela. Ele entrou direto em um motel e, lá, apesar de não ter sido agredida, foi caracterizado o estupro", relata.
Ainda conforme o delegado, não é a primeira vez que ele havia assediado a vítima. Ela confirmou, em depoimento a polícia, que Ribamar Alves já havia a procurado por telefone. "Após o crime, a vítima nos procurou e ela disse, em depoimento, que, na verdade, ele já vinha assediado ela por meio de celular", conta.
Rafael Reis disse que a vítima se encontra muito traumatizada e que ainda hoje ela será averiguada por uma equipe do Instituto de Criminalística (Icrim). "Ela chorava muito e está muito traumatizada. Ela vai ser averiguada por profissionais do Icrim", diz.
Segundo o delegado, Ribamar Alves será enquadrado no crime de estupro previsto no Artigo 213, que prevê de seis a dez anos de prisão. Ele também disse que ainda nesta sexta ele será encaminhado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. "Ele vai ser enquadrado no Artigo 213 e ainda hoje ele vai direto para uma unidade da Sejap em Pedrinhas", finaliza.

Por telefone, o advogado Ronaldo Ribeiro, que defende Ribamar Alves, confirmou que o prefeito manteve relações sexuais com uma mulher e que esta seria de maior. "Foi tudo consensual", afirmou.

Crime de assédio sexual
No dia 18 de dezembro de 2013, Ribamar Alves cometeu assédio sexual contra a juíza de Santa Inês Larissa Tupinambá. O caso, confirmado pela Associação dos Magistrados do Maranhão (AM-MA), ocorreu quando o prefeito teria buscado a juíza para tratar de assuntos municipais.

Segundo a associação, o prefeito chegou a ser autuado por assédio sexual, mas, em 2014, teve o crime desclassificado como contravenção penal de "importunação ofensiva ao pudor", medida prevista na Lei de Contravenções Penais (3.688/41).
Como teve o crime desclassificado, Alves pagouuma  multa e ainda é considerado réu primário.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem