O flagrante é de causar revolta. Estudantes da Escola Municipal Maria Haickel, em Monção, são obrigados a descer do ônibus escolar e ajudar a desatolar o veículo, caso queiram assistir aulas. O episódio lamentável, registrado pelo professor Gildo Oliveira, ocorreu no início da tarde dessa quinta-feira (20), no povoado Pequizeiro.
Os estudantes deixam os povoados Curva e Olho d'Água, de segunda a sexta-feira, para assistir aulas na escola Maria Haickel, localizada na sede do município de Monção. Segundo o professor Gildo, o caso é recorrente."Quando o ônibus não pode fazer o trajeto por causa dos buracos ou porque está quebrado, os alunos andam cerca de 5km para chegarem à escola", acrescenta o professor.
No episódio em questão, o ônibus só foi retirado três horas depois. Mesmo atrasados, os alunos fizeram questão de assistir às aulas restantes.
Essa não é a primeira vez que o Notas do Daniel Aguiar publica matéria envolvendo a precariedade das estradas vicinais da zona rural de Monção e a dificuldade que os estudantes de povoados enfrentam para chegar a escola na sede.
Em abril de 2013 o blog mostrou os transtornos e o susto que crianças e adolescente do povoado Jacareí, distante cerca de 15 km da sede, tiveram na estrada quando voltavam da escola.
Os estudantes foram obrigados a usar a saída de emergência do ônibus que ameaça tombar. Quem pode sair primeiro ajudou os demais passageiros. Houve pânico e algumas pessoas tiveram ferimentos leves nas mãos. (Veja matéria completa aqui)
emergência. Quem pode sair primeiro ajudou os demais passageiros. Houve pânico e algumas pessoas tiveram ferimentos leves nas mãos.
As péssimas condições da estrada teriam obrigado o motorista a fazer uma manobra brusca que resultou no acidente.
Ao que tudo indica, a atual gestão não lida muito bem com críticas. O que é até aceitável perto da irresponsabilidade de colocar a vida de crianças e adolescentes em risco e tentar esconder o problema. A estrada está em péssimas condições. Isso é fato. Como também não seria justo dizer que é um problema novo. Não é. Arrasta-se de gestões anteriores. Mas, nem de longe, essa última alegação exclui a responsabilidade do atual prefeito, Queiroz, de sanar o problema.
Um vídeo mostrando o desespero dos alunos foi publicado no blog Monção em Foco.
Por Notas do Daniel Aguiar - Contato: danielaguiarpereira@gmail.com
Com informações do blog Monção em Foco



Postar um comentário
Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!