Pesquisa indica uma queda de 3,3% nas vendas de natal em São Luís

consumidoresApós um ano atípico marcado por consecutivos sinais de fraqueza no setor varejista, as vendas para o Natal 2014 não devem trazer grandes resultados para o comércio da capital. De acordo com a pesquisa de intenção de consumo realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), 73% dos consumidores devem ir às compras nesse período, o que representa uma queda de -3,3% quando comparado a 2013.
Com o crédito mais caro, a inflação ainda elevada e a desaceleração no mercado de trabalho que impuseram dificuldades ao setor ao longo de 2014, o fim do ano deve movimentar em torno de R$ 31,5 bilhões no comércio brasileiro, o que significa dizer que o segmento irá sentir um crescimento nas vendas de apenas 2,6% a mais do que no Natal de 2013, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Em contrapartida, apesar dos números apresentarem um crescimento baixo no cenário nacional, a Fecomércio aponta um motivo que pode surpreender o comércio local e superar o pessimismo econômico vivenciado pelo país ao longo do ano. “É importante destacar que o recebimento do 13º salário, que deverá injetar R$ 2,1 bilhões na economia maranhense segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), assim como as vagas de empregos temporários disponíveis no fim de ano, devem impulsionar os consumidores e garantir as vendas conforme apresenta a nossa pesquisa”, explicou o presidente da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro da Silva.
O estudo, que foi realizado com homens e mulheres maiores de 18 anos nos principais pontos de comércio de São Luís, demonstra que o público feminino está mais propenso a comprar, já que 76,5% das entrevistadas afirmaram ir às compras nesse período. Além disso, os que têm de 21 a 35 anos (77,7%), aqueles que possuem ensino superior completo (85,8%) e renda familiar mensal acima de seis salários mínimos (80,9%), devem ser os maiores consumidores.
Ritmo moderado – O levantamento revelou que o objetivo de comprar uma grande quantidade de produtos caiu expressivamente.  Quase a metade dos consumidores (41,5%) que afirmaram que irão às compras nesse período também ressaltaram que deverão adquirir apenas um produto, apresentando um crescimento de 510,3% em relação aos que estiveram nessa categoria em 2013. Aqueles que pretendem comprar dois presentes somaram 34,5%, os que querem levar para casa até três artigos alcançaram 15,9%, e a intenção de comprar quatro ou mais itens para presentear diminuiu -82,3%, alcançando apenas 8,1% dos consumidores este ano.
Dentre os produtos preferidos para presentear, os artigos de vestuário (67,2%) e os brinquedos (36,0%), lideram a lista de prioridades do consumidor. Em seguida, aparecem os itens de couro, como calçados e bolsas (28,8%,) e os artigos de perfumaria e cosméticos (22,7%), que alcançaram um crescimento de 102,7% de preferência em relação a 2013. Completam ainda a lista de interesses, mas com menor peso na preferência, os livros (4,3%), joias e relógios (4,0%), celulares (3,8%), chocolates (3,7%) e artigos de cama, mesa e banho (3,3%),
Como reflexo da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic) que em novembro chegou a marca de 70,6% em São Luís, o que representa uma elevação de 3,67% em relação ao número de endividados do mês anterior, o estudo demonstra a preocupação dos consumidores em evitar dívidas, escolhendo como preferência a forma de pagamento à vista com dinheiro com 64,5% de indicação, contra os 43,7% que devem usar o cartão de crédito.
O peso do cartão de crédito se sobressaiu entre os consumidores com mais de 36 anos, com 51,1% de intenção de utilizar esse meio de pagamento, enquanto entre aqueles com idade de 21 a 35 anos essa modalidade cai para 42,4% e entre aqueles com idade até 20 anos a preferência é de apenas 29,0%. Essa forma de pagamento se destacou ainda entre os consumidores com ensino superior completo (52,7%) e com renda familiar mensal superior a seis salários mínimos (55,6%).
Para José Arteiro, o alto índice de endividamento registrado em 2014 também contribuiu para a retração das vendas. “Percebemos que as compras estão mais modestas não só na quantidade, como também na escolha dos artigos para presentear. Acredito que com mais dinheiro circulando na economia local os consumidores possam quitar pendências antigas para recuperar o crédito e voltar a comprar, já que 76,3% das dívidas atuais dos maranhenses são referentes ao cartão de crédito”, lembrou.
Saiba mais – A pesquisa de intenção de consumo para o Natal deste ano em São Luís realizada pela Federação do Comércio do Maranhão e Câmara de Dirigentes Lojistas, entrevistou 700 pessoas nos dias 12 a 14 de novembro 2014. Com margem de erro de 3,7% e a margem de segurança de 95%, outros dados do estudo podem ser encontrados no site da Federação do Comércio do Maranhão: www.fecomercio-ma.com.br
"Informações oquartopoder"

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