PREFEITURA REALIZA A 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE


Redação Wanderson Ricardo|com fotos de Denise Marques

Com o tema “Saúde Como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” aconteceu na noite de terça-feira, 14, no auditório do CEFRAM, a abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Bacabal, que reuniu profissionais que atuam na rede de saúde SUS, conselheiros municipais de saúde, entidades civis e a sociedade em geral.

Representando os usuários do sistema, a senhora Maria das Dores Santos empolgou o público ao chamar a atenção da sociedade para participar mais efetivamente das discussões e propostas para melhorar a saúde da cidade. “Se queremos uma saúde de qualidade, com respeito e compromisso não tem o dever de participar desta conferência, somente os profissionais da saúde, tem que participar do gestor maior até o gari”.

Também houve representatividade dos deficientes físicos e uma homenagem póstuma para o Conselheiro João do Nascimento Ferreira, falecido recentemente.



As palavras de abertura da solenidade e agradecimentos ficaram com o coordenador geral da Conferência, Silas Duarte de Oliveira, que destacou a importância da Conferência nos termos legais para execução de melhorias no sistema.

Representando a secretaria de estado da saúde, Michael Jackson, engrandeceu o valor da Conferência justamente quando se fala sobre o cenário nacional da saúde pública. “Estamos, talvez no momento mais forte e mais necessário de união da população. Hoje ou nós passamos de fato a exercer a nossa cidadania e defender esse sistema extremamente importante, ou nós perderemos”.

Na avaliação do secretário municipal de saúde, Dr. Lula, a saúde de Bacabal, apesar da boa vontade do prefeito Edvan e de todos que atuam na saúde municipal, ainda não está perfeita, mas, já aconteceram muitos avanços conquistados na atual gestão, inclusive no cenário nacional, como é o caso do TFD - Tratamento Fora de Domicílio.




A vice-prefeita Graciete Lisboa representou o prefeito Edvan Brandão na solenidade. Graciete falou que a atual gestão tem buscado, ao máximo, manter a qualidade na prestação do serviço de saúde pública. Ela parabenizou a organização da Conferência fazendo menção a Constituição de 1988, que expressa claramente que saúde é direito de todos. Ela também explanou sobre o vínculo do serviço social elencado ao Sistema único de Saúde (SUS).

A explanação do tema da Conferência foi feita pelo Dr. José Eudes Soares Oliveira, que é Farmacêutico-Sanitarista, assessor técnico em planejamento, controle e avaliação.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem