PREFEITURA DE BACABAL ADERE AO PLANO JUVENTUDE VIVA MARANHÃO



O auditório da prefeitura de Bacabal foi o local escolhido para o lançamento do plano Juventude Viva Maranhão. Além da sociedade civil com representantes de movimentos estudantis, participaram também do evento, que aconteceu na tarde de terça-feira, 10, o prefeito Edvan Brandão, o secretário municipal de Juventude, Leonardo Cipriano; a secretária estadual de Juventude, Thatiane Pereira e os vereadores: Dedê da Trizidela; Reginaldo do Posto; Alberto Sobrinho e o presidente da câmara Manuel da Concórdia.
O Juventude Viva, no âmbito da secretaria de Estado de Juventude, é uma ação do governo do Estado que visa reduzir as vulnerabilidades das juventudes, em especial a juventude negra, com a criação do Plano Estadual de Enfretamento a Mortalidade da Juventude negra no Maranhão.
É uma iniciativa inédita para o enfrentamento à violência, que busca superar sua banalização promovendo direitos da juventude, em especial, a juventude negra. O Plano promove os valores da igualdade e da não discriminação, somando esforços do Estado, em diálogo com a sociedade civil.


O secretário da SEJUV Leonardo Cipriano, explicou que a iniciativa é louvável, tendo em vista que a cidade de Bacabal está entre as 9 (nove) cidades do Estado com maiores índices de vulnerabilidades para a juventude. Leonardo Cipriano reconheceu que esse desafio de combater a violência dos jovens é também uma preocupação do prefeito Edvan Brandão, que prontamente acolheu a caravana da SEJUV do governo do Estado para iniciar os trabalhos.
Thatiane Pereira, secretária estadual de Juventude, foi pontual ao destacar em seu pronunciamento, que políticas públicas para o benefício dos jovens maranhenses não são feitas apenas com a iniciativa do governo do Estado. Por isso, para ela “é de suma importância a parceria entre o governo do Estado e a prefeitura em prol do jovem do Maranhão.”
Na avaliação do prefeito Evan Brandão, o alinhamento do nosso Município com as demandas oriundas do governador Flávio Dino, são uma clara evidência do compromisso e o respeito para nossa gente. Edvan Brandão, parabenizou o governador pela escolha assertiva de colocar a jovem Thatiane Pereira à frente da pasta da Juventude.

“Estamos fazendo essa parceria em prol de uma cidade melhor, de uma juventude melhor, com menores índices de violência e preconceito. Por isso, que elogio sempre o trabalho do meu amigo Leonardo que feito um grande trabalho pela nossa juventude,” destacou o prefeito Edvan Brandão.
A solenidade foi finalizada com um momento emblemático: a assinatura do decreto nº 16/2019 que institui o Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento da Elaboração do Plano Estadual de enfretamento à mortalidade da Juventude Negra no Maranhão.
As atividades do Comitê continuam acontecendo na manhã de hoje, quarta-feira, 11, e também na quinta-feira, 12. Ambos os encontros acontecem no auditório da Escola de Música, Almir Garcez Assaí, onde será feita a apresentação do Diagnóstico e dos eixos para elaboração  de propostas, como também, orientações sobre campanhas e a certificação do comitê de Juventude Viva Bacabal.


Postagem Anterior Próxima Postagem