LUTO! MORRE A PROFESSORA IRAIDE MARTINS

Morreu na tarde desta quarta-feira (27), a Professora Iraide da Silva Martins aos 57 anos. Professora Iraide”, como era conhecida carinhosamente faleceu no Hospital Geral de Presidente Dutra. Iraide estava internada há vários dias, acometida de Coronavírus “Covid-19”.


A Cidade de Bacabal, Região do Médio Mearim e o Maranhão perde uma grande guerreira que sempre esteve à frente das lutas por uma educação melhor, por salários dignos aos professores, pela força sindical e direitos sociais.


Poetisa e compositora, Iraide era Gestora da Unidade Regional de Educação do Médio Mearim, (URE), localizada na Rua Getúlio Vargas em Bacabal-MA (Antiga Gerencia Regional).


Esposa do cantor bacabalense Perboire Ribeiro, Iraide deixa um grande legado de luta em defesa da democracia.


Nossos Pêsames a família enlutada.


BIOGRAFIA

IRAIDE DA SILVA MARTINS é bacabalense nascida em 21.09.1962. Poetisa e compositora, é licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, pós-graduada em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília-UnB. Educadora da rede estadual de ensino (Língua Portuguesa) e instrutora do SENAC. É fundadora da cadeira nº 04 da Academia Bacabalense de Letras (ABL), cujo patrono é o compositor Raimundo Queirós, título credenciado pela obra “Textos Seletos”, um apanhado de sua boa poesia social, composta em diversos e muitas momentos de sua vida político-social e artística. Desde a juventude tornou-se militante na defesa da democracia, perpassando por instituições como a União da Juventude Socialista (UJS), União de Mulheres de Bacabal (UMB) entre outas. Atuante no movimento sindical e humanitário, é dirigente do PC do B em Bacabal e integrante da Rede de Mulheres no Rádio. Já apresentou programas de rádio tais como Mirante Mulher, Fala, Mulher! mostrando e fortalecendo a força e o valor feminino desde tempos idos. Na arte de versejar, prefere as formas mais livres, menos formais de compor. Já participou de vários concursos de literatura e festivais de MPB, destacando-se na sociedade bacabalense e por onde quer que vá como um baluarte na defesa do gênero, e notória preferência pela democratização dos direitos sociais, pela força sindical e da juventude, pelos grêmios estudantis, pela força massiva do povo, pela conciliação, pelas ONGs sérias e saudáveis, de patrocínio e valorização da justiça, da liberdade e da vida. Recentemente assumiu uma função técnico educacional junto à URE e Bacabal como um mérito de sua competência.


APELO

RASGA

o véu das minhas emoções camufladas

ENCONTRA

o inteiro contido nas minhas meias palavras

AFOGA

os Atlânticos e Pacíficos que engoli-nem sempre chorei, quando não cabia sorrir

ALINHA

as arestas que esculpi foram feitas com o sonho

que não sonhei algumas até esqueci

SUBVERTE

essa minha paz figurada toda essa inércia fabricada.

Quem sabe assim nas entrelinhas do que deixei de falar consigas traduzir num rasgo de poesia todo lirismo

e o berro retido que minha garganta insiste em fazer calar

Iraides Martins

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem