GRUPO DE AMIGOS MONOCULARES (MA) ESTÁ EM CAMPANHA PARA RECONHECIMENTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL


Aumenta cada vez mais a corrente de apoio a todos os monoculares do Maranhão que pede apoio da sociedade, artistas, políticos e a imprensa para a aprovação da PL 1615/2019, que classifica a doença como deficiência visual e assegura para a pessoa que enxerga com apenas um olho os mesmos benefícios das demais pessoas com deficiência.

Para quem não sabe, visão monocular é a cegueira de um dos olhos e esta grave restrição visual é considerada como deficiência em praticamente todos os estados brasileiros, porém existe a necessidade de uma lei federal, já que ainda não é considerada deficiência visual no país.

Foi pensando em fortalecer essa causa que três amigos de São Luís se uniram com a representante nacional, a jornalista Amália Barros, para dar mais visibilidade a campanha. São eles: Jardel Luna, Renegrunge e Capelão Azevedo, sendo que os dois primeiros são monoculares.



Além da criação do GAMMA (Grupo de Amigos Monoculares do Maranhão), no dia 18 de outubro de 2018, foi lançado também o novo Instagram da campanha, o @gammavisao, https://www.instagram.com/p/CEVGOVNn39u/?igshid=1o6fdtvejgsh5, que está na luta para atrair atenção de mais seguidores e empoderamento.

O mascote do GAMMA que simboliza a meia visão dos monoculares

A nível federal, a campanha ganhou adesão do deputado Gil Cutrim (PDT-MA) que já apoia a iniciativa desde ano passado e no início deste ano reiterou estar junto à luta. “Estou firme na causa das pessoas com visão monocular. E não apenas deste tipo de deficiência. Apoio toda e qualquer inciativa que possa dar mais condições de saúde e tratamento, não só aos monoculares, mas a todas as pessoas com deficiência”, reforçou o deputado.

O texto da PL 1.615/2019, de autoria dos senadores Rogério Carvalho (PT-SE), Rose de Freitas (Podemos-ES), Wellington Fagundes (PL-MT) e Otto Alencar (PSD-BA), prevê também a implantação de prótese aos portadores de visão monocular.

Na justificativa do projeto, os autores observam que indivíduos com visão monocular, além de terem problemas na definição de profundidade, apresentam redução de cerca de 25% no campo visual.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem