MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA E POLÍCIAS CIVIS DE TODO O PAÍS DEFLAGRAM OPERAÇÃO RESGUARDO



Ação, iniciada no dia 1º de janeiro deste ano, mira o combate a crimes de violência contra a mulher. Mais de 300 pessoas já foram presas no estado do Maranhão

 

A Polícia Civil do Maranhão apresentou, na segunda-feira (8/03/21), o resultado da Operação Resguardo, maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher do Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP).

 

Realizada nos 26 Estados e no Distrito Federal, a Operação Resguardo é a maior operação já realizada no Brasil, com esse fim.

 

A operação integrada teve início no dia 1º de janeiro de 2021 em todo o Brasil. Desde então, a Polícia Civil do Maranhão apurou mais de 1.570 denúncias, que culminaram com a instauração de 1.571 inquéritos policiais, mais de 200 cumprimento de mandados judiciais, com atendimento de mais de 2.850 mulheres vítimas de violência e a prisão de 371 agressores em todo o Estado.

 




Durante a Operação foram realizadas prisões e cumpridas medidas cautelares/medidas protetivas/mandados de prisão, em todos os 217 municípios do Estado.

 

Para a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das delegacias da mulher no Estado e responsável pelos dados da Operação no estado, “ações como essa são fundamentais para aproximar as mulheres vítimas dos órgãos de combate à violência. É fundamental que haja esse vínculo de confiabilidade e a denúncia, pois sabemos que a maioria das mulheres vítimas de Feminicídio, por exemplo, morrem sem ter pedido feito um único registro de agressão. Assim, as forças de segurança têm buscado inovar nas alternativas para que essa vítima consiga ajuda, antes que o pior lhe aconteça. Nesse sentido, foi disponibilizado o aplicativo Salve Maria Maranhão, para a região metropolitana de São Luís e para a cidade de Imperatriz, já disponível para ser baixado gratuitamente na Play Store. No app, quando a vítima pede socorro, a localização dela é encaminhada à polícia, o que facilita esse atendimento. Há ainda a Delegacia Online do Maranhão à disposição", reforça.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem