ASSISTA: DEFESA CIVIL DO ESTADO REALIZA FISCALIZAÇÃO E ANÁLISE DE RISCO E INSPEÇÕES PRÉVIAS NA PONTE DE CONCRETO ARMADO SOBRE O RIO MEARIM.



A Ponte Metálica era um verdadeiro cartão postal de quem passava por Bacabal muitas pessoas tiravam fotos, porém, hoje irá ficar apenas na lembrança da população bacabalense, pois no último dia 4, domingo, de Páscoa ela caiu. O desabamento aconteceu na tarde de domingo (4), por volta das 14h30min.




Muito jovens estavam sobre a ponte no momento em que ela desabou.
Vídeos gravados por pessoas que estavam próximo do local mostram o desespero de moradores e os sobreviventes nadando até a margem do rio.

Pelo menos 4 jovens ficaram feridos. Paulo Henrique Neves Galvão, de 22 anos, conhecido carinhosamente como “Balotelli”, morava na Avenida Mearim, ele teve um ferimento profundo no braço e chegou no Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos levado por populares se queixando também de fortes dores abdominais.

Os médicos ainda chegaram a fazer a cirurgia no braço, mas ele veio a falecer após duas paradas cardíacas. De acordo com familiares, ele também teve uma lesão no fígado.
Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (5), uma equipe da Defesa Civil do Estado esteve em Bacabal, que com uma equipe de Bombeiros do 6º BBM de Bacabal, fizeram a fiscalização e análise de risco, após a queda da passarela.
Em seguida fizeram as inspeções prévias da ponte de concreto armado da ponte sobre o Rio Mearim.

Capitão Veiga, chefe do departamento técnico do Estado, disse que com relação ao prédio da antiga Basillar, compete ao município fazer a fiscalização de edificações, áreas de risco e o chamamento do proprietário para que ele possa arca com as medidas de manutenção. Caso o município não tenha esse suporte, ele deve acionar a defesa civil do estado. Com relação à ponte de concreto armado sobre o Rio Mearim, está sendo feita a inspeção preventiva antecipada chamada previsão de risco para identifica os riscos e manifestações patológicas visando corrigi-las.
Ele lembrou ainda, que, entre 2017 e 2018 a defesa civil do estado esteve no prédio fazendo laudos, identificando riscos e solicitando as medidas adequadas para aquele momento.
“Como é de competência da prefeitura, ela foi acionada que fossem as devidas responsabilidades”, disse o Capitão.
Quanto a ferragens, como temos navegação no Rio, as ferragens têm que ser removidas de forma segura e em momento oportuno para que não venha acontecer futuros acidentes.



Na ponte de concreto foi constatado várias anomalias e problemas na estrutura de nível médio como; exposição das armaduras, das oxidações, desplacamento de revestimento do concreto, algumas rachaduras nas cabeceiras e elas carecem de manutenção preventiva e corretiva.
Será emitida uma peça técnica que será entregue ao comandante do Corpo de Bombeiros no Maranhão, Coronel Célio Roberto, que fará a emissão do laudo ao órgão responsável que é o DNIT.

Assista a reportagem de Daniel Azevedo.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem