EMPRESA DO MÉDIO MEARIM RECEBE I PRÊMIO BNB AGRONORDESTE

Agroindústria tem apoio da instituição financeira e do Sebrae no melhoramento e ampliação da produção do laticínio

Staff do Banco do Nordeste e do Sebrae Maranhão com o produtor Luís Pinheiro da Silva e o filho Raul.

As iniciativas de sucesso de produtores de 11 estados foram premiadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Banco do Nordeste (BNB), recentemente, com o I Prêmio Banco do Nordeste AgroNordeste 2021. Ao todo 16 agricultores familiares receberam a premiação.

 

Na solenidade, que aconteceu em formato híbrido, o Sebrae Maranhão esteve presente, sendo representado pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Celso Gonçalo; pelo diretor técnico, Mauro Borralho, pela coordenadora de Encadeamento Produtivo, Larissa Leite e pelo gerente da regional em Bacabal, Adalberto Fraga. Na lista de premiados estava o produtor Luís Pinheiro da Silva, proprietário da Fazenda Dona Rosa e da agroindústria Milk Lups, atendidos pelo Programa AgroNordeste no Maranhão, que tem execução do Sebrae, Senar e demais parceiros institucionais, como o BNB.

 

Desde 2020, a Fazenda Dona Rosa recebe as consultorias Sebraetec em Planejamento Tecnológico e em Inseminação Artificial por Tempo Fixo – IATF. Melhoramento genético do rebanho e alta produtividade de leite foram as principais mudanças que trouxeram grandes resultados para o empreendedor.

Produtor premiado, Luís Pinheiro da Silva, destaca acompanhamento do Sebrae e parceria com o BNB


 

“O AgroNordeste foi muito importante na minha vida, agregou o conhecimento que eu já tinha. Com o Banco do Nordeste e o Sebrae estamos vivendo um novo momento nos negócios da família. O Sebrae vem nos dando uma assistência que tem mudado o nosso estilo de trabalho e, desde então, crescemos e ampliamos nossa visão. Esta premiação é um grande incentivo para continuarmos acreditando e buscando mais conhecimento e a busca contínua pela inovação”, pontua o produtor.

 

O Programa AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2019. O trabalho em conjunto com outras instituições impulsiona, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. 

 

“No Maranhão, o Sebrae e o Senar são parceiros que atuam ativamente com soluções e ações voltadas ao Agronordeste para fortalecer cinco cadeias produtivas no estado: bovinocultura de leite, Capriovinocultura, piscicultura, hortifruticultura e cachaça, com objetivo de inserir processos de gestão nas propriedades rurais, favorecer a inovação e a tecnologia, tornando as atividades negócios mais competitivos, o que contribui para a abertura de novos mercados, trazendo maior lucratividade aos pequenos negócios do campo.

“A forte parceria entre Sebrae, Senar, BNB e os produtores, tem viabilizado os ótimos resultados do programa Agronordeste no Maranhão, ajudando a fortalecer essas cinco cadeias produtivas no nosso estado e, consequentemente, a economia no campo, destacou o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho de Andrade. 

 

O superintendente do BNB no Maranhão, Danivan Borges, ressaltou que o Agronordeste é um programa estruturador de cadeias produtivas e dentre elas, a da bovinocultura de leite é prioridade para a instituição financeira. “Parceiros como o Sebrae e o Senar são fundamentais, porquanto exercem o papel de orientação técnica, transferência de tecnologia e acesso ao mercado, sendo fundamentais não só para nós, enquanto apoiadores de atividade produtiva, como também para dar seletividade aos empreendimentos e, principalmente, mitigação de risco. Essa parceria foi salutar para que obtivéssemos os resultados consideráveis em financiamentos, voltados para o Agronordeste no Maranhão”, finaliza o executivo.  

 

Relação dos premiados 

 -  KCH Comércio de Laticínios Ltda – Batalha (AL);

- Maria Auxiliadora Paim Bispo - Feira de Santana (BA);

- Edicon Machado de Oliveira – Irecê (BA);

- Olívia Almeida de Oliveira – Jacobina (BA);

- Algaci Abreu de Mesquita – Acopiara (CE);

- Francisco Maciano Bezerra – Russas (CE);

- Daniel Lubiana Portas - Nova Venécia (ES)

- Luis Pinheiro da Silva – Bacabal (MA)

- Geny Carmem Nunes dos Santos – Arinos (MG)

- Maria Melo Costa - Monte Azul (MG)

- Renato Vaz Alves – Monteiro (PB)

- Edimilson Alves de Sousa – Araripina (PE)

- Antônio Alberto Rafael Valença – Sertânia (PE)

- Jorge de Sousa Bezerra – Picos (PI)

- Otto Wagner de Araújo – Caicó (RN)

- Maria Francisca da Silva- Nossa Senhora das Dores (SE) 

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem