Na manhã desta quarta-feira (8), a cidade de Bacabal, no Maranhão, foi palco de importantes mudanças na dinâmica policial com a emissão de dois decretos que impactarão o trabalho tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar. O decreto foi emitido pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão (Adepol).
O decreto emitido pela Adepol, estabelece que prisões realizadas após as 18:00 durante os dias úteis da semana não podem mais ser apresentadas nas delegacias locais. Em vez disso, esses detidos devem ser encaminhados para as delegacias de plantão mais próximas, como Caxias, Imperatriz, São Luís e Timon. A medida visa aprimorar o funcionamento das delegacias e atender a legislação vigente, que estabelece que, na ausência de autoridade policial em uma cidade, o conduzido deve ser apresentado na cidade mais próxima onde houver uma autoridade policial.
Para esclarecer as implicações deste decreto, a equipe de reportagem da TV Mearim, através dos repórteres Ray Lima e Anselmo Sousa, conversou com o Delegado Regional de Bacabal, Egiton Rocha. Ele explicou que a medida da Adepol visa preencher uma lacuna na regulamentação do funcionamento das delegacias durante a semana, uma vez que a legislação existente regulamenta apenas o regime de plantão nos finais de semana e feriados.
Em casos de crimes de menor expressão, os detidos serão encaminhados para as delegacias de plantão mais próximas, permitindo uma distribuição mais eficaz dos recursos policiais. Em situações de maior gravidade, como homicídios, os detidos podem ser conduzidos até a capital do estado, São Luís.
O Major Berrêdo, Comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, assegurou que o policiamento da Polícia Militar continuará ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que a Polícia Militar não interromperá suas operações e continuará a manter a segurança da comunidade de Bacabal.
O Major Berrêdo destacou que a Polícia Militar responderá às novas diretrizes da Adepol encaminhando as ocorrências para as delegacias de plantão mais próximas, garantindo que o atendimento à comunidade não seja interrompido. A segurança da população permanece como a principal prioridade.
Em resumo, o decreto emitido pela Adepol busca aprimorar o funcionamento das delegacias e a distribuição dos recursos policiais, mantendo o policiamento ativo para garantir a segurança da comunidade de Bacabal. A população pode ficar tranquila, pois as autoridades locais estão empenhadas em manter a ordem pública e atender às necessidades de segurança da cidade.
Postar um comentário
Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!