Eleições 2014: Bacabal vai ter um candidato para cada eleitor

Eleições 2014: Bacabal vai ter um candidato para cada eleitor

Provavelmente você nunca viu ou ouviu falar em Terezinha do Guaraná, Pacoteiro, Augustin Karrara (não confundir com o personagem do programa A Grande Família) ou Bonitão. Porém, eles e mais de uma centena de candidatos foram votados em Bacabal nas eleições de 2010.

Outros, apesar de mais conhecidos, também não deram mais as caras por aqui e muito menos fizeram qualquer esforço para compensar a confiança do eleitor bacabalense. Uns porque não se elegeram outros simplesmente porque foram trazidos para a nossa cidade nos braços de cabos eleitores que se julgam donos do voto deles e de uma parcela da população, e obviamente cobram caro por isso. Aí estão incluídos principalmente aqueles que detêm mandatos eletivos.

Em 2010, por exemplo, o deputado estadual Ricardo Murad, atual secretário de Estado da Saúde, obteve 5.619 votos com o apoio do então prefeito do Dr. Lisboa e da ex-deputada Graciete.

Para os dois foi extremamente compensador economicamente, já para Bacabal nunca valeu a pena. As precariedades encontradas na área da Saúde não me deixam mentir.

Nessas mesmas eleições, Telma Pinheiro (PSDB), Domingos Dutra (PT), Costa Ferreira (PSC) e Simplício Araújo (PPS) ficaram entre os 7 candidatos a deputado federal mais votados. Com exceção de Simplício que uma vez ou outra vem à passeio em sua terra natal, os demais desapareceram do mapa.

O deputado federal Pedro Fernandes (PTB) se elegeu e atualmente ocupa o cargo de secretário de Estado da Educação. Em Bacabal, com o apoio da ex-vereadora Liduína Francisca, ele obteve o aval de 215 eleitores. Mas também só dá as caras em eventos esporádicos realizados por sua pasta.

O fato é que em 2014, esses e novos “paraquedistas”, já estão com suas atenções focadas em uma fatia do eleitorado local. Os leiloeiro$ de voto$, focados na grana que isso pode proporcionar.

Depois do casamento com o compadre Dr. Lisboa desfeito pela milésima vez, Zé Vieira (PROS) deve apre$entar para sua legião de seguidores um nome a deputado federal, de fora, para compor o palanque com sua esposa Patrícia Braga, pré-candidata a deputada estadual.

Quem recentemente descobriu que Bacabal existe no mapa foi o pré-candidato a deputado federal Márcio Coutinho (PRP) que se reuniu na AABB com praticamente todas as liderança$ comunitária$ aliadas do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Antonio Guerreiro Júnior.

Assessor da deputada federal Nice Lobão (PSD), Márcio Coutinho não deve encontrar muitas dificuldades para substituir sua madrinha na Câmara Federal.

Raimundinho (PRTB), aquele que administrava Bacabal de uma mesa de baralho, tem anunciado que pretende disputar uma das 18 vagas que a bancada maranhense tem direito na Câmara Federal. Segundo seus assessores, irá fazer dobradinha com Carlinhos Florêncio (PHS), deputado estadual candidato a reeleição.

Considerado reeleito pela maioria dos analistas políticos do estado, o deputado federal Alberto Filho (PMDB), assim como o grupo politico do prefeito Zé Alberto, devem apoiar em Bacabal o nome do deputado estadual Roberto Costa (PMDB).

O senador João Alberto traz a tiracolo o filho João Marcelo (PMDB) que pela primeira vez disputará um cargo eletivo. Sua candidatura a deputado federal não deve ter influência na ótima relação que o pai tem com os administradores municipais.

Jura Filho (PMDB) que na eleição passada não conseguiu se eleger, ainda não confirmou se tentará novamente esse ano. Sua mãe, a vice-prefeita Taugi Lago, se restabelece de uma cirurgia e também não tem dado sinais do caminho que seguirá.

Enquanto as figuras badaladas vão se arrumando, aqueles que, de alguma forma, se sentem excluídos ou pouco prestigiados também se movimentam nos bastidores.

Fernando Sousa, Ilton Viana e até a presidenta da câmara, vereadora Regilda Santos, têm ensaiado candidaturas ao legislativo estadual.

Ilton Viana (PTC) já passou por essa experiência em 2010. Com um forte discurso de oposição surpreendeu os céticos e, por pouco, não se elegeu. Foram 9.499 votos só em Bacabal.

Apadrinhada do pastor Francisco Raposo, líder da igreja Assembleia de Deus, Regilda Santos (PSD) se articula sonhando com o apoio maciço da congregação na região.

O médico Fernando Ferreira Sousa (PP), que exerce seu oitavo mandato como vereador, quer finalmente alçar voos mais altos e já se apresenta como pré-candidato a deputado estadual.

Esse sonho começou a criar forma desde a visita à Bacabal do presidente estadual do Partido Progressista, deputado federal Waldir Maranhão (PP), e também como a escolha de seu cunhado, empresário Gilberto Lacerda para presidente do diretório municipal do partido.

Fernando é militante assíduo da política local e sua experiência deve contar muito.

Correndo por fora, tem ainda Arquimedes Frasão Gomes. Nascido em Bacabal, filho do renomado professor e ex-vereador Juarez Gomes (em memória) e Lucy Mary Frasão Gomes.

Filiado ao partido Solidariedade (SDD), ele segue o caminho de seu pai, uma bela herança, seja na educação e agora na política como um pretenso candidato a Assembleia Legislativa.

EM TEMPO: Nessa extensa relação faltaram outros nomes.
sergiomathias

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem