Escândalo, está sumindo até mortos: Números oficiais de mortos pela violência não batem com os levantamentos feitos pelo MP:
O deputado Raimundo Cutrim, que recentemente deixou o grupo Sarney, alertou que a violência no Maranhão pode estar acima do que os números oficiais anunciados pela Secretaria de Segurança, conforme levantamentos feitos pelo Ministério Público. Fiquem com a denúncia:– Senhor Presidente, senhores deputados, imprensa, internautas.
Nós estamos acompanhando, através da imprensa, mas já saiu vezes anteriores, o Maranhão hoje é a 15ª cidade mais violenta do mundo. Mas o Ministério Público fez um levantamento com relação aos dados, dos dados fornecidos no IML e divergiu dos dados fornecidos pela secretaria que, na realidade, foram 986 homicídios, em 2013, que isto em vez de 15º, São Luís seria a 8ª capital mais violenta do mundo, com uma diferença de 176 homicídios e que no Brasil consta como 7ª, e inseridos os 176 homicídios o Maranhão está entre as três cidades mais violentas do mundo.
E ao longo dos anos a gente vem acompanhando as estatísticas o Maranhão, por exemplo, em 99, 2000, 2001, 2002, 2003 foi o Estado menos violento do Brasil. Em 2003 e 2004, ou melhor, em 2004 ficamos em segundo lugar, em 2005 em terceiro. E Rio e São Paulo, historicamente ao longo de muitos anos Rio de Janeiro foi o terceiro mais violento do Brasil, em primeiro sempre se revezava entre Pernambuco e Espírito Santo, terceiro Rio de Janeiro e quarto São Paulo. E agora recente se verifica que São Paulo e Rio de Janeiro saíram, não estão entre as 50 cidades mais violentas do mundo. Então, evidentemente, que houve um investimento e um trabalho.
No Maranhão não podemos dizer de maneira nenhuma que não houve investimento, porque houve muito investimento. O maior investimento que houve em todos os tempos no sistema de segurança foi nesta gestão. As câmeras são caras. Só a manutenção o Estado paga me parece que mais R$ 13 milhões ao ano, mais de um milhão por mês só a manutenção e os crimes continuam aumentando. Então, houve muito investimento, mas o que é que faltou no Maranhão?
Faltou gestão, faltou credibilidade e profissionalismo, houve investimento, mas faltando esses três requisitos, evidentemente, nós não temos como reduzir o índice de criminalidade. Eu vi agora, recentemente, que foram presos os assaltantes que assaltaram algumas fazendas. E eu vi, na semana passada, na TV Guará, o delegado de Santa Inês dando uma entrevista, dizendo que um cidadão que teria sido ou que foi assaltado, chegou ao hospital de Santa Inês e um desses assaltantes teve um acidente e ele tinha uma tatuagem com o nome de Anita, em um dos braços, e o cidadão reconheceu e chamou a Polícia e prenderam e, com isso, ele levou ate os demais do bando dele lá e foi encontrado um armamento pesado.
E, no dia seguinte, aparece na Mirante, o importado da governadora dando uma entrevista dizendo que foi fruto de uma investigação de mais de 90 dias. Então, como eu sempre falo que a mentira ela tem a perna curta. OUÇA AQUI:
Postar um comentário
Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!