06/05/2014 - Infraestrutura
Comissão especial promove audiência pública sobre a construção dos canais, que devem ser entregues em 2015. O ministro da Integração Nacional deverá falar sobre ritmo dos trabalhos
O andamento da transposição do Rio São Francisco será tema de audiência pública hoje na comissão criada no Senado para acompanhar o projeto.
Foram convidados o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira; a secretária de Fiscalização de Obras Portuárias, Hídricas e Ferroviárias do Tribunal de Contas da União, Juliana Pontes Monteiro de Carvalho; e o diretor de Auditoria de Infraestrutura da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosa da Silva.
O objetivo é acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes ao projeto de integração do São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional.
Segundo o governo federal, 55,5% do total das obras já está pronto. O compromisso é concluir até 2015 o projeto, orçado em cerca de R$ 8 bilhões. São 477 quilômetros de canais, formando os eixos norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB), para levar água ao semiárido nordestino.
O Ministério da Integração prevê a entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo em dezembro deste ano. As obras, iniciadas em 2007, incluem ainda a recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, 9 estações de bombeamento, 14 aquedutos e 4 túneis exclusivos para a passagem da água.
Entre os assuntos da audiência, deve estar o cronograma, que incialmente previa a entrega das obras para 2012.
A reunião começa às 9h, na Ala Alexandre Costa, sala 7.
A reunião começa às 9h, na Ala Alexandre Costa, sala 7.
Jornal do Senado
(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)
Postar um comentário
Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!