O prazo para que todos os lixos do país
fossem desativados foi de quatro anos, mas apesar de todo esse tempo, apenas
20% dos municípios brasileiros se adequaram a nova legislação que obriga todas
as cidades terem aterros sanitários. Já que da forma que o lixo vem sendo
depositado sem nenhum tipo de cuidado as consequências para o meio ambiente,
principalmente são quase irreversíveis.
Há pouco mais de dois anos, moradores de áreas próximas ao lixão chegaram a interditar a via de acesso ao local onde todo o resíduo solido de Bacabal vem sendo depositado, a alegação na época era que o lixão trazia transtornos a população, como o mau cheiro por exemplo. Mas apesar de tudo, o lixão da cidade de Bacabal continua da mesma forma e no mesmo local sem que nada seja feito por parte do município.
Mesmo sendo impedidos de entrar no lixão, nossas câmeras flagraram cenas impressionantes como a desses porcos que são criados no local, e o pior de tudo é que a carne desses animais acaba chegando a nossa mesa.
Orlando Pereira mora a cerca de dois quilômetros do lixão, mas apesar da distancia o lavrador reclama que morar ali próximo não é nada fácil.
No lixão de Bacabal trabalhão cerca de dez catadores, que retiram além do material reciclável, madeiras que é vendida principalmente para padarias, segundo este homem que se identificou como um dos responsáveis pelo lixão, o fogo que provoca a fumaça que vem incomodando vários bairros próximos, sai de focos isolados e quando eles acontecem logo são controlados.
Assista ao vídeo:
Postar um comentário
Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!