PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

OPERAÇÃO LEI SECA DE PRÉ-CARNAVAL GANHA REFORÇO DA PRF

Compartilhar no WhatsApp


Atividades educativas e fiscalizações realizadas durante a Operação Lei Seca(Foto/Ademir Soares)Atividades educativas e fiscalizações realizadas durante a Operação Lei Seca
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou mais uma etapa da Operação Lei Seca, desta vez, em parceria com Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além da capital, as fiscalizações aconteceram, simultaneamente, em Imperatriz, Balsas, Timon e Santa Inês. Em São Luís, as blitzen da Lei Seca e ações educativas ocorreram entre a noite do sábado (31) e madrugada de domingo (1º), com apoio da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind) e Secretaria de Trânsito e Transportes da Prefeitura de São Luís.
Nesta operação, 106 veículos foram abordados, sendo que 11 condutores não passaram no teste do etilômetro (bafômetro). Foram registradas 15 apreensões de veículos, oito em razão dos condutores terem ingerido bebida alcoólica e não apresentarem nenhum condutor habilitado para conduzir o carro. Dois veículos foram removidos por serem conduzidos por pessoas não habilitadas e cinco motoristas não portavam o licenciamento do veículo.
Em São Luís, a operação aconteceu em duas etapas. A primeira, de caráter educativo, com a entrega de panfletos educativos e sensibilização dos foliões sobre os riscos da combinação bebida e direção. Na segunda etapa, as equipes de educação e fiscalização atuaram em dois pontos, na Lagoa da Jansen e Ponta d'Areia.
Presença da PRF
Simultaneamente à fiscalização do Detran-MA em São Luís, a PRF realizou utilizou etilômetros em fiscalização na capital e interior. Em Imperatriz aconteceu na BR-0010; em Timon, na BR-316; em Santa Inês, na BR-316; e em Balsas, na BR-230.
Em São Luís, a blitz da PRF foi na Avenida dos Portugueses (que é um trecho urbano da BR- 135), próximo ao campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O balanço divulgado registrou a fiscalização de 26 carros, 72 pessoas foram abordadas, 25 pessoas passaram pelo teste do etilômetro, uma foi presa por embriaguez e um veículo foi recolhido.
A chefe da Orientação para o Trânsito do Detran-MA, Lurdes Costa, explicou que o objetivo da operação é alertar as pessoas para a importância de não ingerir álcool e dirigir. “Infelizmente o número de acidentes no trânsito égrande e, na maioria das vezes, acontece por causa da ingestão de bebida alcoólica”.
A população aprovou o trabalho do Detran-MA e parceiros. O advogado Paulo de Jesus considerou louvável juntar a turma da educação para conscientizar e o pessoal da PM e os agentes da SMTT para fiscalizar. “Essa união éessencial para que as pessoas se conscientizem que o álcool pode não apenas causar acidentes, como também provocar mortes no trânsito”, afirmou. Do Maranhão Notícias