OPERAÇÃO ‘BRASIL INTEGRADO’ DESARTICULA QUADRILHAS, EFETUA PRISÕES E APREENDE ARMAS EM TRÊS CIDADES DO MARANHÃO




Foto 6 - Operação Brasil Integrado

Como parte das Operações ‘Brasil Integrado’ e ‘Brasil Mais Seguro’, as Polícias Militar e Civil do Maranhão realizaram ações nas cidades de São Luís, Imperatriz e Timon. Ao todo foram presas 15 pessoas, sendo 14 em São Luís e uma em Timon, envolvidas em diversas práticas criminosas.
Na capital, duas quadrilhas, sendo uma especializada em assaltos a lojas de eletrodomésticos, composta por 11 pessoas; e a outra especializada em tráfico de drogas e homicídios, com mais três pessoas, foi desarticulada. Só a Polícia Militar empregou 900 homens neste primeiro dia de operação. As ações se estendem até quinta-feira (8).
Na ação, que teve inicio às 6h, a Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (DIAE), com o apoio do Serviço de Inteligência do 6º e 13º BPM, efetuou a prisão de 11 pessoas nos bairros do São Cristóvão, Vila Brasil, Maiobão, João Deus e São Bernardo, todas ligadas, diretamente, aos assaltos a lojas como Insinuante, City Lar, entre outras localizadas nos bairros Cohama, Maiobão, Bequimão e Cohab. As prisões foram feitas de forma simultânea. Além da Polícia Militar, integram as ações da operação, as Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF).
Estão detidos por envolvimentos nos assaltos às lojas: Arianderson Mendonça Santos, 27 anos; Fredson Pereira Mineiro; Leandro Vieira Abreu, 23; Emerson Sousa Santos, 19 anos; Leonardo Alves de Araújo, 19 anos; Paulo Arthur Silva de Jesus; Raimundo Nonato Lopes, 39, que seria proprietário de uma loja de venda de celulares e recebiam os produtos do roubo; Ronilton Diniz da Silva, 28; Fernanda Cruz Silva, 31 e Adriana Santos Silva, 26 anos. Na ocasião, uma adolescente de 16 anos, que seria responsável pelo armazenamento dos materiais roubados e de fazer a ligação com os receptadores, também foi apreendida. Do total dos onze detidos, oito são egressos do Sistema Penitenciário.
“Concentramos as ações em bairros com maiores registros de ocorrências, de acordo com as estatísticas consolidadas. Apesar da operação combater diretamente os homicídios, como direciona a Senasp, no Maranhão ampliamos as ações e combatemos todos os tipos de crime, como foi o caso da prisão dos assaltantes de lojas”, explicou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves.

 Armas apreendidas em Timon (Fotos: J.Santos)
Armas apreendidas em Timon (Fotos: J.Santos)

Dando continuidade à operação no Morro do Zé Bombom, no polo do Coroadinho, policiais militares da 1º USC, em conjunto com equipes do Comando de Policiamento de Área Metropolitano I, efetuaram a prisão de Jonatas Sousa Carvalho, 18 anos. Ele estava há quinze dias em liberdade. Foi detido ainda Hélio Pereira Paiva, 21 anos, e Raniel dos Santos Silva.
Mais prisões
As equipes do Batalhão de Choque (BpChoque) e da 1ª Unidade de Segurança Comunitária (USC) abordaram também um ônibus que transportava 30 pessoas que vinham do sepultamento de um adolescente envolvido com o grupo criminoso. O veículo foi abordado na Avenida dos Africanos, em frente à Fundação Bradesco. Na ação foram apreendidas três armas de fogo.
Timon
Na cidade de Timon, ainda como parte da Operação ‘Brasil Mais Seguro’, a Polícia Civil apreendeu uma submetralhadora calibre 45 com munições calibre 12. A arma estava em poder de Fábio César da Silva Moraes, preso em cumprimento a um mandado de prisão. De acordo com a Polícia Civil, o mesmo estava sendo monitorado há varias semanas. Ele é foragido da Justiça Federal e apontado por envolvimento em assaltos a agências dos Correios, “saidinhas bancárias”, casas lotéricas, entre outros delitos. Além da metralhadora, foi apreendida uma pistola calibre 380 e o indivíduo foi autuado em flagrante. Da SSP.MA

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem