22 DETENTOS SÃO RESGATADOS DE DELEGACIA REGIONAL EM ZÉ DOCA, MA



Três suspeitos renderam policial e carcereiro e levaram armas e pertences.
Ação aconteceu por volta das 21h desse sábado (14).
Delegacia Regional de Zé Doca (MA) (Foto: Divulgação / SSP-MA)

Homens armados invadiram e resgataram 22 presos da 8ª Delegacia Regional de Zé Doca (MA), a 302 km de distância da capital maranhense, na noite desse sábado (14). Por volta das 21h três suspeitos renderam o policial e o carcereiro – que é funcionário da prefeitura da cidade – da unidade, quebraram os cadeados os colocaram na cela, levaram armas – uma calibre .40 e armas de inquérito – e outros objetos da delegacia e liberaram os detentos. Nenhum dos fugitivos foi recapturado até a manhã deste domingo (15).

11 dos 22 presos resgatados da Delegacia Regional de Zé Doca (MA) (Foto: Divulgação / SSP-MA)

11 dos 22 presos resgatados da Delegacia Regional de Zé Doca (MA) (Foto: Divulgação / SSP-MA)

Os fugitivos foram identificados como Ackila Rodrigo Silva Sousa, Adriano Fomnseca Costa, Antônio Evanilson Pereira de Sousa, Antônio Renato da Silva, Carlos Magno Raposo, Deilson Oliveira Carvalho, Elizeu Fernandes Almeida, Emanoel da Silva Pina, Fidel Moreira de Araújo, Francisco Barbosa Nascimento, Gildenilson Pinheiro Corrêa, Huedson Alves da Cruz, Jaciara Gatinho, Jamile Gabriela Baia da Cunha, João Pereira, Marcos Jhones Alves de Lima, Maury Henrique Costa, Rogério Fernandes Lima, Valdemir Aroucha Pinto, Wilson Sousa Dias e Wirlande Diniz Silva. A foto de pelo menos 11 foi divulgada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).
A lista foi encaminhada pelo delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros, ao G1, e os nomes confirmados pelo superintendente de Polícia Civil do Interior, Dircival Gonçalves da Silva. “É muita ousadia desse grupo tentar tomar de assalto uma delegacia para resgatar presos”, disse o superintendente.
Na unidade, segundo a SSP-MA, estavam 70 presos. Os quase 50 presos que permaneceram na unidade devem ser transferidos nas próximas horas para unidades na capital maranhense.
Buscas aos foragidos
Com a fuga, uma equipe da Polícia Civil de Governador Newton Bello (MA), município localizado a quase 40 km de Zé Doca, foi acionada para reforçar o trabalho de recaptura dos fugitivos, mas o carro da equipe ficou atolado e retirado por uma ambulância.

Segundo a 12ª Companhia Independente (CI) da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) de Zé Doca, nenhum dos fugitivos foi recapturado até o momento. O trabalho é reforçado por equipes da Polícia Civil e PM-MA das cidades de Pinheiro (MA), Pedro do Rosário (MA) e Bacabal (MA), além do Grupo Tático Aéreo (GTA).
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), até o momento, três foragidos já foram recapturados.
Informações que possa levar à prisão dos foragidos podem ser repassadas ao Disque-Denúncia pelos telefones (98) 3223-5800 (capital), 0300-313-5800 (municípios do interior do Maranhão) e (98) 99224-8660 (aplicativo WhatsApp). 
“É uma luta nossa, inclusive, fazemos mais uma vez o apelo ao atual secretário de Segurança (Jefferson Portela) e quem foi justamente quem, quando foi delegado-geral, iniciou a retirada de presos da Região Metropolitana (de São Luís). Graças a Deus, houve esse avanço nesse período. Mas o que nós esperamos é que isso se estenda para todo o Maranhão. Não é mais possível, não é razoável, não é aceitável, não é admissível que os presos, nós temos hoje aproximadamente mil e quinhentos presos sob custódia dos policiais civis nas unidades da Polícia Civil”, diz.Custódia irregular de presos

Com 1,5 mil sob custódia considerada indevida pelo Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol-MA), o presidente da entidade, Heleudo Albino Moreira, diz que espera rapidez nas obras de construção de presídios para a retirada desses detentos de unidades da Polícia Civil no interior do Maranhão.

Fugas e resgates no Maranhão
Há pouco mais de um mês, dois presos fugiram da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Internos do Bloco B da unidaderenderam os agentes penitenciários e ainda teriam tomado à arma de um vigilante terceirizado. Os dois fugiram pela porta da frente do presídio.

No dia anterior, três homens foram mortos em confronto com a polícia quando planejavam uma tentativa de resgate de presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Uma equipe do Serviço de Inteligência (SI) da corporação descobriu o plano e interceptou os suspeitos, que estavam em uma residência no povoado Camboa dos Frades, na Vila Maranhão, próximo à BR-135, onde fica o presídio.
O local, marcado por casos de rebeliões, fugas, tortura e mortes de detentos, passou por vistoria do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) em agosto deste ano.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem