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sexta-feira, 8 de abril de 2016

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DA OUVIDORIA DO DETRAN-MA É MODERNIZADO PARA AGILIZAR SOLICITAÇÕES DA POPULAÇÃO



Fotos 3_Divulgação_Detran_06_04_2016 - Sistema de comunicação da Ouvidoria do Detran-MA é modernizado para agilizar solicitações da população


O atendimento eletrônico da Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) passa a integrar o sistema unificado de ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), ferramenta eletrônica que facilita a comunicação da população com os diversos órgãos públicos. Com a integração dos sistemas, concluída esta semana, a análise e respostas das informações solicitadas pela internet pelos usuários do Detran ganham mais agilidade.
A integração do atendimento online da Ouvidoria do Detran-MA com a plataforma eletrônica e-OUV é resultado da implantação de uma plataforma únicade ouvidorias das secretarias e órgãos estaduais, projeto pioneiro realizadopelo Governo do Maranhão em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).
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“A implantação dessa nova ferramenta pelo Governo do Estado vai possibilitar oferecermos um atendimento ao público muito mais ágil e transparente”, destaca a diretora-geral do Detran, Larissa Abdalla Britto.
Na plataforma e-OUV, usuários, servidores e credenciados podemfazer reclamação, denúncias, solicitação, sugestões e elogios, consultar manifestações já submetidas ou tirar dúvidas sobre serviços públicos prestados.
No caso do Detran, a ferramenta traz mais agilidade na análise e tratamento das informaçõessolicitadas pelo público ao órgão. Antes, os questionamentos dos usuários eram encaminhados por e-mail e, embora a Ouvidoria do órgão respondesse diariamente às manifestações, os relatórios estatísticos demoravam até uma semana para serem concluídos. “Agora, o tratamento dessas informações será automático, graças aos recursos tecnológicos da nova plataforma”, esclarece a analista de Trânsito da Ouvidoria do Detran, Sue Ellen Farias.
Com a migração para a nova rede também será possível ao usuário receber respostas mais rápidas sobre os serviços prestados pelo Detran que envolvem outros órgãos estaduais, como a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Inovação
O Maranhão é o primeiro estado do Brasil a dispor da plataforma, sendo também um dos líderes no ranking nacional de cumprimento da Lei de Acesso à Informação da Escala Brasil Transparente, promovida pela CGU. Além da Ouvidoria do Detran-MA, o Governo do Maranhão dispõe da Ouvidoria Geral do Estado do Maranhão (OGE) – órgão ligado à Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) – e outras ouvidorias específicas de secretarias e entidades estaduais.
Para ter acesso à plataforma, basta acessar www.detran.ma.gov.br e, na barra de menus à esquerda da página, clicar em ‘Contato’ e, logo após em Ouvidoria. Ao seguir esses comandos, o usuário é automaticamente direcionado ao endereço eletrônico da plataforma e-OUV (www.ouvidorias.ma.gov.br), onde, ao realizar rápido cadastro, obtém login e senha de acesso para submeter manifestações sobre os serviços prestados pelo órgão de trânsito.
A Ouvidoria do Detran também atende presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na sede do órgão em São Luís, na Vila Palmeira. Da SSP MA