GOVERNADOR FLÁVIO DINO INAUGURA QUATRO ESCOLAS DIGNAS EM SÃO LUÍS NO DIA DO ESTUDANTE

Durante o Dia do Estudante, governador Flávio Dino entregou escolas completamente recuperadas em São Luís. (Foto: Karlos Gerômy)

Festa, música, alegria e escolas dignas marcaram as comemorações do Dia do Estudante durante toda a manhã desta sexta-feira (11). O governador Flávio Dino entregou a conclusão das obras de quatro unidades escolares que foram completamente revitalizadas em São Luís, como parte do maior programa educacional da história do Maranhão, o Escola Digna. O Governo do Maranhão investiu R$ 3,9 milhões na recuperação destas escolas beneficiando 1.309 alunos, além de professores e servidores.


Foram completamente recuperadas as seguintes escolas: o Centro de Ensino Sete de Setembro, no bairro da Maiobinha; o Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana e o Centro de Educação Integral Maria Mônica Vale, ambos no Vinhais; e o Centro de Educação Integral Almirante Tamandaré, no IV Conjunto do bairro Cohab-Anil. As unidades foram entregues pelo governador Flávio Dino, que na ocasião recebeu muitas palavras de agradecimento de toda a comunidade escolar.

“Essa foi uma forma que nós encontramos de sublinhar a importância do programa Escola Digna, nesse dia especial, que é o Dia do Estudante. Nós estamos reunidos em quatro unidades escolares comemorando mais essas quatro conquistas. Já são centenas de escolas, mais de 600, que foram reformadas, reconstruídas, receberam manutenção e com isso oferecem um serviço educacional de mais qualidade”, enfatizou o governador.

Flávio Dino ressaltou, ainda, que toda semana o Governo do Estado inaugura escolas no Maranhão, novas, reformadas e/ou reconstruídas, mostrando na prática como priorizar a educação como vetor de um projeto verdadeiro de desenvolvimento. “Ficamos muito felizes de ver o resultado do nosso trabalho porque nós vivemos uma conjuntura muito difícil no país. E aqui nós estamos vendo o resultado de tanto empenho. É quando a gente vê escolas como essas, que estavam em péssimo estado e hoje estão totalmente reconstruídas, valorizando a educação, a gente fica muito estimulado e entusiasmado a seguir adiante”, reiterou.
Governador Flávio Dino faz a entrega Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana. (Foto: Divulgação)

 
Professores e alunos do Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana recepcionaram a comitiva do Governo com emoção. Eles apresentaram músicas tipicamente maranhenses. A escola faz um importante trabalho com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo, além de outras síndromes e transtornos que trazem a deficiência intelectual associada. A escola foi completamente reestruturada e ampliada para dar mais conforto a alunos, pais e professores.  Atualmente, a escola atende 120 alunos, de 3 a 17 anos.

Com a ampliação da estrutura, o Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana passará a oferecer também o Atendimento Educacional Especializado, o que contribuirá com o processo de inclusão dos estudantes nas escolas de ensino regular. Na ocasião, o governador Flávio Dino assinou decreto que garante gratificação a ser paga aos servidores integrantes do subgrupo magistério da educação básica que atuam no atendimento a alunos de classes especiais, em salas de recursos multifuncionais, exclusivamente nos centros de ensino de educação especial e no núcleo de educação especial da rede estadual.

Escolas de tempo integral

Flávio Dino entrega Escola Digna Centro de Educação Integral Maria Mônica Vale, após serviços de ampliação e adaptação. (Foto: Divulgação)


Ainda no Dia do Estudante, o Governo do Estado entregou a revitalização de duas escolas que já funcionam no sistema de tempo integral, conhecido como Educa Mais. No Vinhais, foi entregue o Centro de Educação Integral Maria Mônica Vale, que foi ampliado e adaptado para dar mais conforto a estudantes e professores. A escola atende cerca de 430 alunos, com ensino médio em tempo integral e 240 alunos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A unidade, referência em práticas laboratoriais no Maranhão, recebeu vários elogios da comunidade escolar. Como os do professor Ronilson José, que afirmou que o Centro tem hoje “estrutura pedagógica e física de escolas de grande porte e que muitas escolas privadas não possuem. Isso é fruto de um grande investimento e de uma grande mudança de postura. Quero parabenizar o governador pela coragem de ousar e sonhar com um futuro diferente para os jovens maranhenses”.
Governador entrega Escola Digna Centro de Educação Integral Almirante Tamandaré totalmente reformado e ampliado. (Foto: Divulgação)

No IV Conjunto do bairro Cohab-Anil, o Governo do Estado entregou à comunidade escolar o Centro de Educação Integral Almirante Tamandaré, totalmente reformado e ampliado. A unidade escolar estava há cerca de dez anos sem receber reforma. A escola conta com uma estrutura de 14 salas de aula, 4 laboratórios, 3 salas temáticas, auditório, dentre outros espaços recuperados. Ela recebeu climatização das salas, uma reivindicação antiga de professores e alunos. Na unidade também funciona o projeto Xadrez nas Escolas, que tem forte engajamento dos estudantes.

“A estrutura era ruim. Melhorou demais. As salas, o terraço, o refeitório, as salas climatizadas, tudo melhorou demais”, disse Matheus Ramos, de 15 anos, do 1º ano do ensino médio. Quem está chegando agora também aprova. Anderson de Lima e Silva, de 15 anos, tinha estudado sempre em escola particular. “É meu primeiro ano em escola pública, e estou gostando muito. Pretendo ficar até o terceiro ano do ensino médio”, ressaltou.

A professora Goretti Rocha lembra como a escola era antes. “Funcionava de forma precária porque as salas não eram climatizadas, principalmente no tempo da tarde, quando era muito quente”, lembrou. “Agora, temos uma bela estrutura e todas as salas estão climatizadas”, comemorou.

Durante o Dia do Estudante, o Governo do Estado também entregou a revitalização do Centro de Ensino Sete de Sete de Setembro, no bairro da Maiobinha. A inauguração foi marcada por um café da manhã em homenagem aos estudantes. A presidente do grêmio estudantil, Valquíria Costa Sousa, destacou que a revitalização foi um presente do Governo do Estado para a comunidade escolar.
“Os banheiros eram ruins, precisava melhorar. Antes era sujo, mas agora vai melhorar até a qualidade do ensino porque estamos em um novo ambiente. É muito gratificante, depois de 11 anos estudando aqui, poder ver uma escola com um ambiente novo que dá gosto para estudar”, destacou a estudante Valquíria Costa Sousa.
A escola Sete de Setembro recebeu investimento de R$ 160 mil para realização de serviços de recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, troca de louças dos banheiros, reforma do telhado, pintura geral, troca de ventiladores, portas e trincos, além de limpeza geral dentre outros reparos.


Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem