FORMALIZAÇÃO COMO MEI MOTIVA EMPREENDEDORA A BUSCAR CONHECIMENTO


As tentativas frustradas de tocar um negócio acabaram quando a comerciante investiu em cursos e assim pode gerenciar sua mercearia de bairro em Bacabal.


Fotos/divulgação: Microempreendedora Maria do Carmo, dona de uma mercearia em um dos bairros de Bacabal, encontrou no Sebrae o apoio que precisava para montar e gerenciar seu negócio. 

Foram várias tentativas de montar um negócio, até Maria Pereira do Carmo, 59 anos, resolver voltar para a sala de aula e buscar conhecimento. Em 2016 quando pensou em montar uma mercearia de secos e molhados, no centro de Bacabal, a empreendedora decidiu que era hora também de se preparar melhor para cuidar do negócio, começou se formalizando como microempreendedora individual e procurou o Sebrae para uma orientação, o que para ela mudou completamente a sua visão de como tocar um negócio.

“Eu queria empreender mas não tinha noção nem de como arrumar uma prateleira e todo isso eu aprendi no Sebrae depois de fazer os cursos de Gestão Financeira e Atendimento ao Cliente, as consultorias também foram importantíssimas para a organização e sucesso do meu comércio. Agora eu reconheço que abrir um empreendimento não é só comprar mercadoria e jogar na prateleira, requer conhecimento, planejamento e saber tudo sobre o produto que estou comercializando. Com a formalização eu tive a certeza que estava fazendo a coisa certa”, afirma Maria do Carmo.  

A empreendedora foi atendida durante dois anos pelo Sebrae, por meio do projeto Mini Mercado na regional de Bacabal. 

SEMANA MEI
De 20 a 24 de maio, o Sebrae promove simultaneamente, em todo o país, uma semana inteira com ampla programação digital e presencial. São oficinas, webinários, palestras, seminários e orientações técnicas, que têm como foco apoiar os MEI e os empreendedores interessados em se formalizarem como MEI.

O objetivo da iniciativa é oferecer subsídios para que os empresários possam agregar mais valor aos seus produtos e serviços e alcançar melhores resultados em seus negócios. Presencialmente, serão oferecidos atendimentos especializados, focados nas dificuldades e deficiências gerenciais e de competitividade dos microempreendedores individuais. Pela web, serão disponibilizadas dicas sobre gestão, crédito, finanças, marketing digital, benefícios de ser MEI, direitos e deveres, além de conteúdos específicos para alguns segmentos de maior volume do MEI como Alimentos e Bebidas, Beleza, Construção e Reforma, Energia, Saúde e Bem-estar, Turismo, Vestuário, Calçados e Bolsas. 

Na regional do Sebrae em Bacabal estão programadas várias capacitações direcionadas aos empreendedores de pequenos negócios, as ações serão desenvolvidas além de Bacabal, em Pedreiras, Lago da Pedra, Trizidela do Vale, São Mateus e Bom lugar.
“É necessário que o MEI conheça sua capacidade empreendedora, saiba planejar seu negócio e adaptá-lo às necessidades do mercado. Além disso, precisa aprender sobre finanças e descobrir como melhorar os resultados da empresa. A Semana MEI juntamente com a Semana da Educação Financeira cumpre o seu papel e traz para este empreendedor todos estas ferramentas”, afirma a gerente regional do Sebrae em Bacabal, Cecília Salata.

As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas no escritório do Sebrae em Bacabal, na rua Osvaldo Cruz, 715, centro e nas salas do empreendedor dos respectivos municípios.  Uma semana intensa que promete!

Gilciléa Marques/Unidade de Marketing e Comunicação- Bacabal e Santa Inês.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem