COMO ALUGAR UM IMÓVEL SEM FIADOR


Apesar de o fiador ser uma forma conhecida de garantia para as empresas imobiliárias alugarem seus imóveis, há muitas pessoas que, por algum motivo, não podem contar com essa opção na hora de procurar apartamentos para alugar. Mas há outras boas e seguras alternativas além do fiador.

Caução


Foto: Pixabay.com

A caução é um valor que pode ser de até três vezes o valor do aluguel, o qual você deposita todo mês, além do aluguel, para o locatário/empresa imobiliária. Esse valor é devolvido no fim do contrato, se todos os compromissos tiverem sido arcados ao longo dos meses.

Sua vantagem é que o dinheiro “investido” no inicio do contrato é devolvido, corrigido pelo rendimento da poupança. Por outro lado, se você procura um kitnet para alugar, por exemplo, pois não precisa de muito espaço e tem pouco dinheiro, a desvantagem da caução é que é preciso ter a quantia dos alugueis de uma só vez. Isso pode ser uma dificuldade para quem não possui uma poupança ou não tem como desembolsar a quantia toda.

Seguro-fiança

O seguro-fiança é justamente um seguro que o locatário ou o locador podem fazer através de um contrato anual, em que a seguradora arca com os alugueis em caso de uma eventualidade. Portanto, nessa modalidade, quando há inadimplência, o locatário receberá o valor dos alugueis determinado no contrato de seguro, que varia de acordo com a empresa seguradora.
Sendo assim, se você procura casas para alugar, a vantagem do seguro-fiança é que não é necessário ter toda a quantia de uma só vez, mas são parcelas pagas todos os meses, que, normalmente, variam de um a dois alugueis e maio ou mais, dependendo da empresa. Além disso, a cobertura do seguro fiança pode abranger encargos como IPTU e condomínio, e também danos ao imóvel.
A desvantagem é que, como qualquer seguro, o dinheiro não é devolvido ao fim do contrato, e o inquilino também precisa passar por uma análise de crédito, o que pode ser um pouco burocrático.


Fundo de investimento

Esta forma é a menos comum, pois exige um conhecimento no mercado de investimentos, mas pode ser muito vantajoso se estudado com cuidado, já que há investimentos mais e menos arriscados.

A cessão fiduciária de quotas de fundos de investimento é uma garantia usada por quem possui dinheiro aplicado em um fundo de investimento. Isso quer dizer que, se você está em busca de apartamentos para alugar e possui fundo de investimentos, ele pode ser usado como uma garantia do locador de que, se ocorrer inadimplência, ele poderá transferir fundos suficientes para quitar a dívida da sua conta para a dele.

Depósito adiantado

Essa é uma opção bem simples, mas não prevista em lei, que consiste no depósito adiantado de dois ou mais alugueis na conta do locador. Não é muito comum, mas pode ser feita através de um acordo entre as partes, expondo no contrato os termos e as multas ou a não devolução do dinheiro, caso o locatário não rescinda o contrato antes do tempo.
Postagem Anterior Próxima Postagem