COMUNICADO SOBRE AS AÇÕES DA
EQUATORIAL MARANHÃO FRENTE AS MEDIDAS DA ANEEL PARA A COVID-19
Uma série de medidas foram
anunciadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL nesta terça-feira
(24/3), em Reunião Pública Extraordinária, para garantir a continuidade do
serviço de distribuição de energia elétrica, essencial para a população, em
meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus. Vale ressaltar que algumas
dessas medidas já estavam sendo realizadas pela Equatorial Maranhão em todo o
Estado, são elas: ð Fechamento das
agências de atendimento; ð Priorização das
solicitações de urgência e emergência; ð
Elaboração de um plano de contingência específico para atender unidades médicas
e hospitalares; ð Realização dos
desligamentos programados apenas em casos essenciais e emergenciais e, ð
Disseminação e incentivo do uso dos canais digitais.
Em relação às novas
medidas tomadas pela Equatorial Maranhão, a principal delas, conforme Resolução
Normativa, é a não realização do corte de energia nos próximos 90 dias para
clientes residenciais (Normal, Baixa Renda ou Residencial Rural) e em unidades
que tenham atividades consideradas essenciais, conforme legislação. Ressaltamos
que é importante que os clientes que tiverem condições de pagar a conta de
energia assim o façam, evitando o acúmulo de débito. Neste momento tão crítico
para o mundo, não podemos prejudicar a continuidade da prestação de um serviço
essencial para a população, que gera milhares de empregos e arrecada tributos
para o Governo Federal, para os Estados e municípios, instituições que, neste
momento, estão mobilizadas no combate ao Coronavírus.
A fatura de energia
muitas vezes funciona também como meio de arrecadação para instituições
beneficentes, que dependem desse recurso para continuar seu trabalho social.
Outros pontos abordados e adotados pela Equatorial são: LEITURA DO CONSUMO ð A
empresa mantém o serviço para as unidades que não precisam de acesso ou contato
direto com os clientes; ð No caso das unidades
com medidores internos ou algum impedimento de acesso, o faturamento será feito
pela média dos últimos 12 meses, como previsto na resolução e, alternativamente,
a empresa vai incentivar a autoleitura.
COMUNICADO SOBRE AS AÇÕES DA
EQUATORIAL MARANHÃO FRENTE AS MEDIDAS DA ANEEL PARA A COVID-19
As faturas de energia também
estão disponíveis por meio eletrônico. Todas as faturas já estão disponíveis
nos canais digitais. Para retirar o código de barras para pagamento e a segunda
via da conta, acesse o site www.equatorialenergia.com.br ou o atendimento via
WhatsApp. Para receber por e-mail sua fatura a sugestão é que todos que tem
acesso a esta ferramenta façam adesão ao serviço imediatamente, sem qualquer
custo, conforme abaixo: No Maranhão, o
cliente pode solicitar este serviço pelo site www.equatorialenergia.com.br;
SERVIÇOS – CANAIS DIGITAIS: SITE:
www.equatorialenergia.com.br APLICATIVO PARA
SMARTPHONES O aplicativo EQUATORIAL ENERGIA para smartphones pode ser baixado
gratuitamente no Google Play (Android) e Apple Store (IOS).
ATENDIMENTO VIA WHATSAPP
(FALE COM A CLARA): A Clara, assistente virtual, realiza serviços dentro do
WhatsApp, em qualquer dia, em qualquer horário. Ela funciona com inteligência
artificial e basta salvar o número (98) 2055-0116 no celular e chamar por
mensagem de texto. Vale frisar que neste momento todos os esforços estão
concentrados para manter o sistema elétrico funcionando com qualidade e
continuidade. As demais medidas e determinações feitas pela ANEEL serão
adotadas pela Equatorial Maranhão, conforme resolução. Assessoria de Imprensa
da Equatorial Energia Maranhão.