ASSISTA: VEREADORA NATÁLIA DUDA REGISTRA BOLETIM DE OCORRÊNCIA CONTRA FAKE NEWS



A vereadora Natália Duda tem recebido nas últimas semanas um grande ataque nas redes sociais através de Fake News. A vereadora teve o seu celular clonado, além de conversas criadas por criminosos através de aplicativos e programas encontrados na internet. Um dos diálogos criados pelos “criminosos” foi uma conversa que não existiu entre a parlamentar e o seu esposo Rômulo. No momento em que começaram o ataque a vereadora visitava amigos e correligionários em alguns bairros de Bacabal. É comum na atualidade a utilização de números de pessoas e contas nas redes sociais que são invadidas por hackers com o fito propósito de denegrir a imagem de pessoas, em especial às pessoas públicas, como no caso a vereadora Natália Duda.

Em uma das conversas criadas trata-se de uma suposta traição política dentro do próprio grupo, tentando desestabilizar não só a campanha da vereadora com a harmonia que existe entre todos os integrantes do grupo liderado pelo atual prefeito  Edvan Brandão, numa clara demonstração de desespero, uma vez que tanto a campanha de Edvan Brandão quanto da vereadora Natália Duda, cresce a cada minuto.

As Fake News são notícias falsas que se aproveitam do poder da internet – de disseminar uma informação pelo mundo todo – para prejudicar ou beneficiar alguém. Também são criadas para receber likes e visitas em determinadas páginas.

Inclusive, o grande problema é que tais notícias falsas têm se utilizado do compartilhamento irresponsável de muitos internautas, que estão disseminando notícias mentirosas, sem verificar previamente sua veracidade. Há casos que o compartilhamento é realizado após o indivíduo ler apenas a manchete, desconhecendo por completo o conteúdo compartilhado.

Senão vejamos:

  • O contato do esposo da vereadora gravado em seu celular aparece como “Amor meu claro” e o clonado aparece apenas “Amor”

 

  • Outro ponto divergente é o horário que aparece na interface do celular do clonador com o horário da conversa no rodapé.

Observe que na interface aparece o horário de 12h15 e na mensagem o o horário de meio-dia.

  • O celular da vereadora é um Samsung e o do clonador é um Iphone

INTERFACE SAMSUNG




INTERFCE IPHONE


Dar para observar claramente a grande diferença das interfaces de um aparelho para outro.

A vereadora já registrou ocorrência na delegacia na 16ª Delegacia de Polícia Civil de Bacabal e o seu aparelho passará por perícia técnica que poderá apontar de onde partiu o ataque criminoso.

,


“Divulgação de notícia falsa

Art. 287-A - Divulgar notícia que sabe ser falsa e que possa distorcer, alterar ou corromper a verdade sobre informações relacionadas à saúde, à segurança pública, à economia nacional, ao processo eleitoral ou que afetem interesse público relevante.

Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.

§ 1º Se o agente pratica a conduta prevista no caput valendo-se da internet ou de outro meio que facilite a divulgação da notícia

falsa:

Pena – reclusão, de um a três anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.

§ 2º A pena aumenta-se de um a dois terços, se o agente divulga a notícia falsa visando a obtenção de vantagem para si ou para outrem”. 

Reportagem de Ray Lima, TV Mearim, Canal 4/Bacabal

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem