PRODUTORES MARANHENSES TIVERAM ACESSO A NOVAS TECNOLOGIAS NO CAMPO DURANTE A 28° AGRINORDESTE

Visita técnica a Coopasa

A missão técnica organizada pelo Sebrae teve o maior número de participantes na Feira realizada em Pernambuco.


Produtores maranhenses participaram em Recife (PE), da 28° AgriNordeste e tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre políticas públicas de incentivo aos pequenos negócios do Agro e parcerias com instituições para troca de tecnologia com vistas à melhoria da qualidade da produção e aumento da renda.


Os caravaneiros acompanharam o seminário sobre a Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina, com 71 palestras realizadas em nove auditórios. Os temas abordados foram atualidades, apicultura, avicultura, bovinocultura de leite, cana-de-açúcar, caprinovinocultura, floricultura e jardinagem, fruticultura, horticultura e turismo rural, além das visitas técnicas a empreendimentos rurais que são casos de sucesso na região.




Na visita à Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Litoral Sul Paraibano (Coopasa), localizada em Sapucarana, município de Bezerros, a 120 Km de Recife, os maranhenses conheceram mais sobre o cultivo de hortaliças e a importância das parcerias para o desenvolvimento dos empreendimentos rurais.


Para a produtora de hortaliças, Nádia Benedita Silva, da zona rural de Rosário, esta foi uma experiência impactante na missão. “Conhecer como os produtores superam a escassez de água, trabalham em grupo e conseguem produzir com qualidade e ter ótimos resultados, são exemplos que nos motivaram”, enfatizou.


Já no alambique da cachaça orgânica Sanhaçu, os maranhenses viram o sincronismo da produção e trocaram informações sobre a transformação de um negócio familiar em uma empresa rentável e referência no mercado.  O processo de fabricação de destilados e administração do negócio de forma responsável e sustentável foi outra experiência vivenciada pelos produtores.


“Foi um privilégio conhecer esse processo de produção aqui no alambique da Sanhaçu, isso nos inspira, vou levar esse conhecimento para a minha empresa e outros empreendedores do nosso município”, pontuou Diego Frota, produtor de cachaça de Lago dos Rodrigues.


A AgriNordeste foi realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, no período de 6 a 8 de setembro, com 290 estandes, reunindo expositores de 13 estados de variados segmentos do agronegócio, oportunizando aos empreendedores rurais do Maranhão mostrar e comercializar produtos dos alambiques de Vargem Grande, Sucupira do Riachão e Passagem Franca; dos apicultores de Bacabeira e dos artesãos de São João do Pilão, povoado do município de Brejo.




Missão do Sebrae na Feira

A caravana do Maranhão, organizada pelo Sebrae estadual, foi a maior do evento com quase 100 produtores, técnicos e secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios que integram as regionais do Sebrae em Açailândia, Imperatriz, Grajaú, Balsas, Presidente Dutra, Bacabal, Chapadinha, Lençóis Munim e Pinheiro.


O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão, Raimundo Coelho, juntamente com o diretor técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho, visitaram a Feira e conversaram com o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que esteve no evento para lançar um programa de incentivo ao turismo rural e de aventura.

Raimundo Coelho ressaltou o comprometimento do Sebrae em apoiar os empreendedores rurais e a importância de proporcionar essa troca de conhecimento para fortalecimento dos pequenos negócios do campo.


“Estamos felizes em trazer essa caravana para a Agrinordeste. Nossos produtores voltam para casa abastecidos de informações e mais preparados para tocar seus negócios. A AgriNordeste oportunizou conhecimento de novas tecnologias e vivências de novas experiências que serão úteis no trabalho diário que eles desenvolvem”, concluiu o presidente do CDE do Sebrae Maranhão.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem