AGROBALSAS 2022 – É GRANDE O NÚMERO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM VOCAÇÃO PARA AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM BALSAS


 

Agrobalsas promove interação entre estudantes e os agronegócios 

 

Apenas num colégio da rede privada em Balsas, dos seus 463 alunos, do ensino médio, 172 manifestam interesse em seguir uma profissão das ciências agrárias. Destes, 119 tendem para a Agronomia. É o que revela o professor Williams Matias, coordenador do Centro Educa Mais Padre Fábio Bertagnolli. Ele foi um dos representantes, em reunião, de universidades e escolas públicas e privadas, cujos alunos, mais uma vez, vão participar de dias de campo durante a Agrobalsas. O encontro deles, no último sábado, 7 de maio, com diretores e assessores da Fundação de Apoio a Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), promotora da feira maranhense de agronegócios, foi para discutir estratégias desta programação que a Fapcen promove desde o ano 2000, como meio de aproximar acadêmicos e estudantes do ensino fundamental e médio do agronegócio, transferindo conhecimentos, despertando vocações e quebrando mitos. 

 

Williams Matias, avalia como muito positivo esta iniciativa da Fapcen, “por estarmos numa região extremamente agrícola e pelos nossos jovens deslumbrarem sua entrada neste mercado de trabalho.” Para o professor, Agrobalsas é uma das inspiradoras desses sonhos. “A gente, trazendo os nossos estudantes, vai fomentar ainda mais a vontade deles estarem inseridos neste mercado que predomina na sua região. O número de jovens interessados pelas áreas agrárias, pela agronomia é gigantesco no ensino médio, então nada mais que justo a gente estar com eles neste evento”, Disse.  

Da mesma forma a jornalista e professora Alzira Coelho, representante da UniBalsas, uma universidade criada e administrada por uma família de produtores rurais, a inserção de estudantes e de acadêmicos neste processo de transferência de conhecimentos do mundo do agronegócio é de fundamental importância. “A Agrobalsas é uma feira que movimenta não só o setor do agro, mas, também, as instituições afins que têm cursos que proporcionam essas experiências práticas aos nossos acadêmicos e isso aqui nos enriquece ainda mais com informações que venham a somar também durante todo o caminho de academia dos nossos acadêmicos.” 

 

Alzira Coelho concorda que essa interação é muito importante para uma região de agro, cuja grande parte da mão de obra qualificada na área de ciências agrárias é buscada em outros estados, pela falta de qualificação profissional na região. “Sem dúvida alguma, isto aqui é uma vitrine de todos esses acadêmicos e das empresas que precisam dessa mão de obra especializada que saem das nossas instituições de ensino. Sem sombra de dúvida, isto aqui é mesmo uma vitrine de prática profissional e de empregabilidade”, frisa a profissional. 

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem