POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO MARANHÃO DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA DE ESTELIONATO ELETRÔNICO



A Polícia Civil do Estado do MARANHÃO deflagra, nesta segunda-feira (06), a “Operação Fallere”, com o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade por meio eletrônico.

Foram cumpridos 04 mandados de busca e apreensão, 02 mandados de prisão, bens foram apreendidos, como um veículo, além do bloqueio de valores em conta dos investigados. Os mandados foram cumpridos na região metropolitana de Goiânia-GO. Sendo realizada ainda 01 prisão em flagrante, com apreensão de arma, munição e droga.

Os criminosos abordavam as vítimas através de aplicativos de mensagens se fazendo passar por autoridade do sistema de justiça. As vítimas escolhidas eram servidores públicos vinculados a Prefeituras de Municípios do Maranhão. Os criminosos utilizavam a imagem e o nome de promotores de justiça, bem como a imagem da instituição Ministério Público para solicitar valores às vítimas sob o argumento de adiantar valor que seria pego de volta à vítima. As vítimas então, levadas a erro e diante do uso de imagem de Autoridade e do próprio órgão público acabavam por transferir valores aos criminosos, em seguida se davam conta de que haviam sido vítimas de um crime.

Diversas vítimas foram lesadas de modo que o prejuízo total ainda está sendo estimado. Valores foram bloqueados nas contas dos investigados, por determinação judicial.

A ação contou com a atuação da Polícia Civil do Maranhão, através do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos/SEIC/PCMA, e da Polícia Civil do Goiás, através do GREF/DEIC.

Legislação: o estelionato pelo meio eletrônico/digital se enquadra §2-A, do art. 171, do Código Penal Brasileiro, com pena de até 8 anos de reclusão, e multa.

OPERAÇÃO FALLERE: Do latim, o termo significa “enganar, induzir a erro”. Dessa forma, o nome da operação faz alusão à engenharia social usada pelos criminosos através de aplicativos de mensagens e rede social, usando nome de autoridades e instituições para enganar e induzir a erro as vítimas.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem