BACABAL LEMBRA ZÉ VIEIRA, UM DOS POLÍTICOS MAIS IMPORTANTES DE SUA HISTÓRIA



No último dia 19 de março, completaram-se quatro anos da morte de José Vieira Lins, mais conhecido como Zé Vieira, um dos políticos mais importantes da história de Bacabal, cidade localizada no Maranhão. Zé Vieira faleceu em 2017, aos 84 anos, em decorrência de complicações de saúde.

Zé Vieira começou a carreira política em 1992, quando foi eleito vereador em Bacabal. Em 1996, venceu as eleições para a prefeitura da cidade, tendo sido reeleito em 2000.

Em 2006, Zé Vieira ficou na suplência para deputado federal, mas assumiu o cargo em 2008. Em 2010, conseguiu ser reeleito tendo deixado sua marca na política do Maranhão e do Brasil. Por fim, em 2016, foi eleito mais uma vez prefeito de Bacabal, mas não terminou o mandato. 

Sua gestão como prefeito foi marcada por diversas obras e ações que beneficiaram a população da cidade, tais como a construção de escolas, hospitais, creches, asfaltamento de ruas, entre outras.

Após sua morte, Zé Vieira foi homenageado por políticos e pela população de Bacabal, que reconheceu sua importância para o desenvolvimento da cidade. Seu legado continua vivo e é lembrado até hoje. Para muitos, ele foi o maior líder político que Bacabal já teve. Sua trajetória foi marcada pela luta em prol dos mais necessitados e pela busca incessante por melhorias para a cidade.

Em entrevistas, políticos e líderes comunitários destacam a importância de Zé Vieira para Bacabal e para todo o estado do Maranhão. Para eles, sua morte deixou uma grande lacuna na política local e regional. Entretanto, seu exemplo de luta e dedicação inspira muitas pessoas na cidade.

Recentemente, uma nova homenagem foi feita a Zé Vieira. A Praça da Família, ou Praça dos Pássaros, obra construída pelo Estado na Avenida Governador João Alberto de Sousa, foi entregue no dia 09 de fevereiro com o nome oficial de Praça Prefeito Zé Vieira. A denominação da praça tomou por comoção e agradecimentos aos familiares, amigos e aos ainda hoje milhares de seguidores do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado federal.

Zé Vieira foi o prefeito mais bem avaliado de toda a história política de Bacabal, ao ponto de se reeleger várias vezes e fazer seus sucessores. Ele era um político que administrava com os olhos voltados para os mais necessitados. Por isso, era chamado de "pai dos pobres".

Nascido em Sousa-PB em 30 de julho de 1934, Vieira era filiado ao Partido Progressista (PP). Ele era membro da tradicional família Vieira da cidade de Vieirópolis e primo do líder político e pecuarista, ex-candidato a prefeito de Vieirópolis nas eleições de 1996 pelo PFL, José Vieira Pinto (Teté de Sebasto Vieira).

Mesmo após quatro anos de sua morte, Zé Vieira continua sendo lembrado e admirado pelos bacabalenses. Seu legado permanece vivo e segue influenciando a política e a sociedade local, provando que sua história e suas realizações são parte fundamental da história.


Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem