15º BPM RECEBE EQUIPE DA DSPS PARA PALESTRA SOBRE GERENCIAMENTO DE ESTRESSE NO PROJETO CAPS ITINERANTE.

Evento aborda a importância de identificar e gerenciar o estresse na profissão policial militar para preservar o bem-estar.


o auditório do 15º BPM, em cumprimento às determinações do comando Geral da PMMA e do comandante de Área (CPAI/1), Coronel PM Túlio, ocorreu na manhã desta quinta-feira (1), uma relevante palestra sobre "Gerenciamento de Estresse" no âmbito do Projeto CAPS Itinerante. A equipe de palestrantes, composta pela 1º Tenente QOSPM Valentina e pelo Cabo PM Álisson, ambos especializados em psicologia, juntamente com o Cabo PM De Jesus e a Soldado PM Laura, assistente social, trouxeram seus conhecimentos e experiências. O evento contou com a honrosa presença do Comandante de Área, do Subcomandante do Batalhão, Capitão PM Marcone, além de oficiais e praças.




A profissão de policial militar é reconhecida como uma das mais desafiadoras e estressantes do mundo, devido a fatores como o risco de vida inerente à atividade, escalas de trabalho exaustivas, pressão constante e falta de reconhecimento da sociedade. Nesse contexto, é comum que os policiais enfrentem altos níveis de estresse, que podem se manifestar por meio de sintomas físicos e emocionais, causando sofrimento tanto na vida profissional quanto pessoal.


Durante a palestra, foram abordados pontos cruciais para entender as diferentes fases do estresse e as estratégias de enfrentamento. O objetivo foi compreender como o estresse pode ser uma forma útil de energia, impulsionando para a ação, mas quando ultrapassa os limites de tolerância, torna-se prejudicial, sendo um fator desencadeante de doenças que afetam o bem-estar físico e emocional, como problemas cardíacos, asma, diabetes, ansiedade e depressão profunda, entre outros.







"É importante que os policiais militares tenham conhecimento dos sintomas do estresse e desenvolvam estratégias para lidar com ele. Caso contrário, os prejuízos podem ser significativos, contribuindo para o surgimento de quadros psicológicos como depressão e ansiedade. Portanto, entender mais sobre esse tema é fundamental para identificar os sintomas, preveni-los e gerenciá-los", enfatizou o Coronel PM Túlio, comandante de Área.

Essa iniciativa busca proporcionar aos policiais ferramentas e informações valiosas para lidar com o estresse, preservando sua saúde mental e emocional. A valorização e o cuidado com o bem-estar dos profissionais da segurança são essenciais para que possam desempenhar suas atividades de forma eficaz, garantindo a segurança e o bem-estar da comunidade que servem.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem