ASSISTA: POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO CUMPRE MANDADOS E PRENDE INTEGRANTE EM BACABAL POR ATAQUE CIBERNÉTICO E FRAUDE COM CARTÕES DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS

A Polícia Civil do Maranhão, através do Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (SEIC/PCMA) e com apoio da Delegacia Regional de Bacabal (SPCI/PCMA), sob a liderança do delegado regional Oseias Cavalcante, em colaboração com as Polícias Civis do Ceará e do Rio de Janeiro, cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma organização criminosa envolvida em estelionato eletrônico e invasão de dispositivo informático.


O esquema criminoso envolvia a invasão cibernética ao sistema de uma das empresas credenciadas no programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado do Ceará, que visa disponibilizar cartões com crédito para compras a famílias de baixa renda. Os criminosos reativavam cartões inativos, adicionavam saldo e realizavam diversas compras, variando desde itens de alimentação até eletrônicos e eletrodomésticos.


Além das prisões e buscas, mandados de bloqueio e sequestro de bens estão sendo cumpridos, com um prejuízo estimado às vítimas na ordem de R$ 1.600.000,00.


No Maranhão, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva na manhã de hoje, no município de Bacabal. Francisco Thiago Gomes do Carmo Lago, conhecido como Thiago Mídia, foi preso no bairro Cohab. Dois presos no Ceará alegam que Thiago é o líder da organização criminosa.



Operação Klapaucius


A operação policial foi batizada de Klapaucius, uma referência a um truque usado em jogos virtuais para incrementar a conta bancária dos personagens sem que eles precisassem trabalhar.


Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva nos três estados envolvidos (MA, CE e RJ).




Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem