Uma operação conjunta das forças de segurança foi deflagrada na madrugada desta quinta-feira (17), com o objetivo de capturar criminosos envolvidos em crimes violentos na cidade de Lago da Pedra e região. A ação, coordenada pela Polícia Militar, COSAR (Comando de Operações e Sobrevivência em Área Rural) e a Polícia Civil, teve início após informações apontarem que os suspeitos estariam escondidos na cidade de Arame. Durante a madrugada, as equipes cercaram uma área no Bairro Olaria, desencadeando uma série de confrontos armados.
O Comandante do CPAI-1, Coronel Túlio, foi responsável por enviar as equipes do COSAR, além do apoio do serviço de inteligência, para reforçar a operação. À frente da ação, o Comandante do 39º Batalhão de Polícia Militar de Lago da Pedra, Coronel Duarte, coordenou as atividades no terreno. Entre os principais alvos estava Rafael da Silva Sousa, conhecido como Rafael Bala, líder de um grupo criminoso responsável por mais de 20 homicídios na região e figura central no tráfico de drogas.
Rafael Bala era acusado de ordenar o assassinato do guarda municipal Martim Viana, ocorrido na última terça-feira (15). Segundo as investigações, o verdadeiro alvo seria o filho de Martim, que havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio anterior pela mesma facção. Durante a operação, Rafael não acatou a ordem de rendição e trocou tiros com a polícia, sendo baleado e morto no confronto.
Além de Rafael Bala, outros dois suspeitos, identificados como José Luan Santos e João Gabriel, também foram mortos durante a ação. Carlos Alberto Costa Silva, outro integrante do grupo, foi ferido e encaminhado ao hospital, enquanto um quarto suspeito, conhecido como Fran, conseguiu fugir para uma área de mata, e segue sendo procurado pelas forças policiais.
Durante a operação, a polícia apreendeu uma significativa quantidade de materiais ilícitos, incluindo:
- Um revólver calibre 38 com seis munições;
- Uma pistola calibre 380, usada por Rafael Bala, com nove munições;
- Dois revólveres, incluindo um artesanal;
- Duas pedras de crack e papelotes de cocaína;
- Uma moto roubada utilizada pela quadrilha.
As autoridades também libertaram uma menor de 13 anos, que havia sido raptada por José Luan, acusado de praticar estupro de vulnerável.
Rafael Bala era considerado um dos criminosos mais perigosos da região, sendo apontado como o disciplinador do grupo de Léo Bala. Seu bando foi responsável por uma série de homicídios em várias cidades do estado do Maranhão, incluindo Lago da Pedra, Arame, Grajaú, Lago do Junco e Marajá do Sena. As forças de segurança continuam as investigações e as buscas para capturar o último integrante foragido, além de identificar e prender outros envolvidos no esquema criminoso
Postar um comentário
Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!