Um manifesto assinado por sete associações da engenharia nacional trouxe à tona um grave problema estrutural no Brasil: o país possui cerca de 5.500 pontes com mais de 50 anos de uso, muitas delas sem manutenção adequada. O alerta foi reforçado após o desabamento da ponte que ligava Tocantins ao Maranhão, em dezembro de 2024, tragédia que resultou na morte de 14 pessoas.
O documento propõe um plano emergencial para reabilitar as pontes em estado crítico, com um investimento estimado em R$ 1,2 bilhão. Caso a recuperação seja ampliada para todas as estruturas consideradas ruins, o valor pode chegar a R$ 6,5 bilhões. No Brasil, há 113.168 pontes rodoviárias, sendo que 1.039 estão classificadas como em situação crítica ou ruim.
Além da recuperação das estruturas, o manifesto sugere mudanças no processo de contratação de obras, maior capacitação de profissionais e a inclusão da disciplina de manutenção de pontes no currículo dos cursos de engenharia. Segundo especialistas, sem ações concretas, o país pode enfrentar novas tragédias e prejuízos econômicos devido à deterioração da infraestrutura rodoviária.
O apelo das associações reforça a urgência de medidas governamentais para garantir a segurança da população e a integridade das rodovias brasileiras.
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