Encerrado por volta das 20h desta quinta-feira (23), o júri popular realizado no Fórum da Comarca de Bacabal absolveu o cabo da polícia militar José de Sousa Barros, acusado de matar o jovem Pedro Henrique em 2011, na Praça Chagas Araújo, área central da cidade.
O caso, que se arrastava há 14 anos, mobilizou familiares, advogados, imprensa e populares. O Conselho de Sentença decidiu pela absolvição do policial, reconhecendo que Barros não teve intenção criminosa ao agir no episódio que resultou na morte de Pedro Henrique.
Segundo os autos do processo, o crime ocorreu no dia 22 de maio de 2011. Pedro Henrique foi atingido por disparos de arma de fogo efetuados pelo policial Barros após uma sequência de conflitos envolvendo agressões e ameaças.
A vítima havia sido detida anteriormente por agredir a namorada, ocasião em que o policial, que passava pelo local, interveio para proteger a mulher. Desde então, segundo os registros, Pedro Henrique teria feito diversas ameaças de morte contra o militar e sua família, fato documentado em boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.
Durante o julgamento, a defesa, representada pelo advogado Dr. Erivelton Lago, sustentou a tese de legítima defesa, argumentando que o policial agiu para proteger sua própria vida e de terceiros.
O próprio Barros, emocionado, agradeceu a Deus e falou sobre os anos de espera e sofrimento:
Já a acusação, representada pelo advogado Dr. Bento Vieira Sobrinho, informou que pretende recorrer da decisão, por considerar que as provas apresentadas apontavam para o homicídio.
Postar um comentário
Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!