“EU DAREI O MELHOR DE MIM NO COMBATE À CRIMINALIDADE” AFIRMA O CORONEL MARQUES NETO, AGORA A FRENTE DO COMANDO DE MISSÕES ESPECIAIS (CME) DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão por meio do Comando Geral da Polícia Militar visando reforçar o plano de segurança do estado, criou no último mês de janeiro, o Comando de Missões Especiais (CME) no intuito de coordenar e agregar todas as tropas especiais da PM, sendo elas o Batalhão de Choque, Batalhão de Operação Especiais (BOPE) Ronda Tática Móvel (ROTAM) , Companhia de Operações Especiais (COE) , Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural (COSAR),Companhia de Ações Táticas Especiais (CATE) e Cavalaria .
A função central do CME consiste no planejamento, coordenação, execução e patrulhamentos de todas as ações de natureza especiais da PM, com foco em missões extraordinárias, com competência e atribuições para atuar em todo o estado do Maranhão. O Comando conta com cerca de 600 homens, bases nas cidades de Bacabal, Presidente Dutra, Colinas, futuramente em Zé Doca e Timon.
Essa missão de grande responsabilidade foi dada ao coronel Marques Neto, que possui uma bagagem profissional de 28 anos de vida militar, contendo em seu currículo passagens pelos comandos das cidades de Pindaré Mirim, Zé Doca e Santa Inês, além de ter comandando vários batalhões em São Luís, destaque para o Batalhão de Choque e o Tiradentes.
Durante entrevista, o coronel Marques Neto respondeu a temas que já fazem parte da rotina da Comando de Missões Especiais (CME). Veja na sequência os respectivos temas e respostas do comandante.
Objetivo do CME
“Nossa atuação é de desenvolver intervenções no combate as organizações criminosas, assaltos a bancos e residências com uso de reféns em áreas consideradas críticas, além de reforçar a segurança em eventos de grandes proporções e patrulhamento diários.   As atribuições estão no policiamento de divisas, gerenciamentos de crises e negociações e apoio ao sistema de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. ”
Intervenção no Vila Cutia
“Há cerca de 20 dias estamos desenvolvendo uma operação focada nos bairros Vila Cutia, São Raimundo, Cascavel, Ayrton Senna e Pontal da Ilha no intuito de combater a atuação de facções criminosas na localidade. Nosso objetivo é zerar o índice de criminalidade durante 90 dias, sendo estendido caso necessário. Ao final dos trabalhos, a comunidade contará com uma base de segurança do Comando e viaturas exclusivas para a região. ”
Como resultado da intervenção foram presas 7 pessoas suspeitas por integrar uma organização criminosa e assaltos a residências com uso de reféns.
Assaltos a Instituições Financeiras
“Nós temos planos estratégicos sendo desenvolvidos, onde equipes principalmente da Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural (COSAR) são deslocadas para pontos específicos, que junto com o setor de inteligência da PM e das instituições financeiras, é consolidado um mapeamento de atuação, identificação e monitoramento das quadrilhas, que na grande maioria das vezes, são de outros estados. ”
Integração entre Polícia Militar e Civil
“Temos uma grande parceria com a Polícia Civil no combate à criminalidade, inclusive, desenvolvemos trabalhos juntos a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), destaque para a Vila Cutia, onde foram cumpridos vários mandados de prisões nas regiões de nossa atuação de segurança. Desde sempre, acreditei na integração entre as policias, a final, nosso objetivo é apenas um, combater aqueles que vão contra o poder do estado. ”
Expectativas do Comandante
“Minhas expectativas são as melhores, sempre gostei de desafios. Eu venho do Batalhão Tiradentes e agora assumo outra inovação de combate ao crime. Agradeço a oportunidade a mim dada pelo Secretário de Segurança, Jefferson Portela e pelo Comandante Geral da PM, coronel Pereira, pois confiaram em meu trabalho, ao ponto de me dar a honra de comandar uma das unidades mais importantes da corporação. Uma coisa é certa, eu darei o melhor de mim. ”
Anselmo Oliveira – ASCOM/SSP


Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem