INICIA-SE A TEMPORADA DE ENSAIOS DO BOI BRILHO DO MEARIM 2016!





BOI BRILHO DO MEARIM
TEMA: “LAUDADO SI’ – LOUVADO SEJA 
( sobre o cuidado da Casa Comum)

A Coordenação do Boi Brilho do Mearim promoveram nesta quarta-feira (07/04/2016) o grande encontrão com os jovens que se inscreveram com o intuito de participarem do segundo ano da brincadeira do Bumba-meu-boi 2016.

O Encontro iniciou-se às 19:30h com a saudação e boas vindas dirigida por Andrea Bessa, que por sua vez, apresentou os demais membros da coordenação dando ênfase na função de cada um, e a alegria de mais uma vez estar organizando com o apoio do CEFRAM a temporada do Boi Brilho do Mearim 2016. Em seguida Andrea apresentou os Frades que epresentam a Província Franciscana N.S.da Assunção, Frei Gilberto Mágno ( Coordenador do CEFRAM) e Frei Helio, Psicólogo (Vice- Coordenador do CONASA) que de forma fraterna colaborarão com o sucesso desse projeto. Frei Gilberto, em suas falas contribuiu colocando-se a inteira disposição para que tudo dê certo, sublinhou que o CEFRAM é uma casa fraterna que acolhe a todos e que continuará a exercer seu papel de formação tanto religiosa como missionária. Logo, após dando sua bênção inicial, Frei Gilberto pediu licença a todos, se retirou-se por conta de outros compromissos.

Logo, iniciou o momento da dinâmica que proporcionou aos futuros brincantes a oportunidade de se entrosarem e de serem amigos, a dinâmica serviu também para que o grupo em suas atividades desenvolvessem com coragem e entusiasmo. Um dos momentos fortes que marcou foi a canção que por diversas vezes foi repetida, cantada e encenada por todos com intuito de promover uma profunda reflexão dos verdadeiros valores, e de onde vem a verdadeira sabedoria. “Te ofereço paz, te ofereço amor, te ofereço amizade...”e finalizando com a tão linda canção de Roberto Carlos (emoções).

Dando continuidade ao encontro, Elisane Luz, também uma das coordenadoras do projeto apresentou um slide onde mostrava toda trajetória do boi no ano de 2015, ensaios, depoimentos, alto do boi e claro as apresentações. Foi muito louvável essa retrospectiva para que os novos brincantes pudessem já entrar no clima e sentir que os resultados de muitos esforços foram muito gratificantes, e os veteranos puderam aprofundar-se na memória de tudo o que viveram. Ainda nesse clima, foram chamadas a frente duas integrantes do boi 2015 (Keila e Jessica) para darem seus depoimentos e explanar suas alegrias e suas expectativas para 2016.

Seguindo a pauta, Ana Paula, coordenadora e coreógrafa do boi explicou o que de fato significa o tema “ LAUDADO SI, O CUIDADO COM A CASA COMUM”. Ela foi bastante explicita abordando a importância de todos para serem referência aos apelos do nosso querido Papa Francisco, que em sua encíclica, implora pelo cuidado da Terra, do planeta, da água, dos animais, do meio ambiente (a casa comum), que se o Boi Brilho do Mearim vai abordar esse tema, que o verdadeiro exemplo surja primeiramente dos membros, com simples gestos de preservação, adotando uma educação ecológica, não só nos momentos de ensaios e apresentações, mas em suas casas, em suas escolas em suas vidas dali pra frente, pois essa questão ecológica é considerada um assunto da atualidade e esse aspecto, essa preocupação caracteriza o bumba-meu-boi.  Para encerrar a palestra, após a fala de Ana Paula, foi apresentado um vídeo pertinente a aquele momento de reflexão.

Em seguida a coordenação apresentou todas as regras relacionada ao projeto, o perfil dos brincantes, a aquisição das indumentárias, compromisso, comportamento, enfim, foi um verdadeiro bate papo, onde todos puderam tirar suas dúvidas e se comprometerem a ajudar a organização a conseguir verbas para quitar as despesas que virão, através de seus trabalhos, vendas de rifas e lanches,  ajudar colocar a mão na massa.

Foi também chamado a frente, o cantor e compositor das músicas do Boi Brilho do Mearim, Perbóire Ribeiro, que acompanhou todo encontro e em sua fala carregada de emoções, lembrou do seu imenso amor pelo bumba-meu-boi e expôs sua alegria em poder fazer parte e construir junto a todos a história desse projeto tão bonito.

No final do encontro, foram colocadas duas músicas do boi, e alguns membros foram a frente e fizeram uma demonstração da dança, em seus olhares era fácil ver a ansiedade de iniciar os ensaios e cair nos terreiros. O primeiro ensaio ficou marcado para o dia seguinte, dia 07 de abril no CEFRAM. Logo, Frei Hélio foi convidado a dar a bênção final.

O momento finalizou-se com a partilha de um coquetel do qual participou todo o povo ali reunido.



 São Francisco,
Santa Clara,
Santa Teresina,
São João,
São Pedro
e Santo Antonio
os abençoem!!

PAZ E BEM!







Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem