VÍDEO: IFMA EM PARCERIA COM O SENAC REALIZA EVENTO PARA DEBATER A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DO DIA NACIONAL DO SURDO

"O IFMA está de portas abertas para inclusão social, não só do surdo, mas de todas as pessoas que são portadores de alguma deficiência". Disse Virgínia Maria, a intérprete de Libras da Escola .


Dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo, em comemoração a data, o Instituto Federal do Maranhão – Campus Bacabal “IFMA” em parceira com o Senac, dedicou toda manhã de segunda-feira (26), para debater  esse tema com os alunos.

Como forma de relembrar as lutas históricas da comunidade surda por melhores condições de vida, saúde, educação, trabalho e cidadania, os alunos da turma de Libras do Senac que participou do projeto de inclusão social da pessoa com surdez também marcaram presença no evento.


Amanda é a primeira aluna surda do curso de informática do IFMA

Alunos com deficiência auditivas e também portadores de outras deficiências participaram do evento e fizeram apresentações. Para eles, a data foi um jeito de dizer não ao preconceito.




Origem do dia
O dia 26 de setembro remete à inauguração da primeira escola para surdos no país, em 1857: o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O estabelecimento foi fundado no período imperial, pelo professor francês Hernest Huet, que era surdo. A data foi reconhecida pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, através da Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.


Internacionalmente, a Federação Mundial dos Surdos comemora a data no dia 30 de setembro.



Assista a reportagem produzida pelos repórteres Elane Oliveira e Anselmo Sousa.

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem