BASE DO GRUPAMENTO DO CURSO DE OPERAÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA EM ÁREA RURAL (COSAR) SERÁ IMPLANTADA EM BACABAL.


Os militares irão reforçar as ações de combate ao crime organizado no interior do estado. (Foto: Nael Reis)



Além de Presidente Dutra, local onde está instalado a primeira base, mais 3 serão implantadas nesta etapa. De imediato estão previstas para este mês as bases de Bacabal e Maracaçumé. Até o final do ano o projeto é de expandir a base para o município de Buriticupu, assim como em outras regiões. As bases darão apoio às demais unidades da polícia, realizando o policiamento ostensivo, com barreiras nas cidades e nas estradas vicinais, além do trabalho de inteligência.

Os concludentes da 3ª edição, assim como os membros das duas turmas anteriores a esta, para entrarem em atuação nestes municípios, realizaram diversas etapas de treinamentos, principalmente no meio rural, realizando testes de resistência, força e de habilidade com armamentos.

“Estes homens foram submetidos a várias disciplinas, como tiro tático, Combate de Ambiente Confinado, técnica de abordagem, tiro pessoal, ações antibomba, operações policiais especiais, invasões táticas com explosivos, primeiros socorros, patrulha e antiterrorismo. A finalidade é qualificar o agente de segurança no combate do ‘Novo Cangaço’, uma nova modalidade de crime característico das quadrilhas de assalto a agências bancárias do interior do estado”, detalhou o coordenador e comandante do Cosar, Neildo Frazão.

As Unidades do Comando Especial da Polícia Militar e o Grupo Tático Aéreo também instruíram os participantes, dando orientações na Base da Companhia de Operações Especiais (COE), no Centro de Formações me Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no 24º Batalhão de Infantaria Leve de São Luís e no 3º Batalhão da Polícia Militar em Imperatriz. Também foram oferecidas instruções na selva, nos municípios de Estreito e Carolina, com a ministração das aulas práticas pelo 50º Bis, unidade do Exército Brasileiro.


O coronel Pereira ressalta ainda que as ações implantadas pelo Governo do Maranhão têm por finalidade diminuir cada vez mais a criminalidade no estado, promovendo a política de paz, com a presença de homens da polícia treinados para agir em situações específicas. “Seguimos a orientação do governador Flávio Dino, para que nós criemos estratégias para pôr fim no banditismo perpetrado pelo crime organizado, e uma dessas medidas é o Cosar, mas temos outras medidas como os policiais na área da Inteligência no interior do estado”, destacou.

Segundo o coronel, ainda há ações integradas com a Polícia Civil, por meio dos seus núcleos especiais, as unidades da Polícia Militar estão capacitando e equipando, inclusive estamos adquirindo no final deste ano mais uma expressiva. 


Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem