PROCON/MA notificou, na última sexta-feira (15), em
Bacabal, os hotéis da cidade, para evitar que sejam realizados aumentos
abusivos na cobrança no preço das hospedagens. Nos últimos dias, o órgão
recebeu denúncias de consumidores informando sobre um suposto aumento devido às
proximidades do Bacabal Folia.
Foram
notificados os hotéis: Ana Dília, Brasil Palace Hotel, Jainara Hotel, Hotel São
Francisco, Hotel Santa Maria, Hotel Pingo de Ouro, Royal Plazza Hotel, Hotel
Copacabana, Ibis Hotel.
Os
hotéis terão que prestar esclarecimentos a respeito das denúncias formalizadas
no órgão e prestar, ainda, informações acerca da política de preços praticada,
bem como o acompanhamento dos valores cobrados aos consumidores finais,
devidamente comprovados através de planilhas, notas fiscais de entrada e saída,
e demais instrumentos contábeis e jurídicos, do período de janeiro a julho de
2018. Além disso, em caso de efetiva elevação de preços injustificada, que seja
reduzido de forma imediata o valor cobrado pelo estabelecimento para o preço
anteriormente praticado.
A
presidente do PROCON/MA, Karen Barros, garantiu que essa conduta não será
admitida por parte dos hotéis. “A partir do momento em que o estabelecimento
comercial impõe a cobrança de um preço maior do que o praticado pelo mercado
para este tipo de serviço, sem que qualquer justificativa seja apresentada,
está praticando uma conduta abusiva. violando artigo 39, incisos V e X do CDC”,
disse.
Os
hotéis deverão apresentar resposta à notificação no prazo de 10 dias, a partir
da data de recebimento. A recusa à prestação das informações ou o desrespeito
às determinações e convocações dos órgãos caracterizam desobediência, na forma
do art. 330 do Código Penal, ficando a autoridade administrativa com poderes
para determinar a imediata cessação da prática, além da imposição das sanções
administrativas e civis cabíveis.
Assista a reportagem produzida Railson Ferreira.
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