Nesta
quinta-feira (30), o Instituto de Promoção e de Defesa do Cidadão e Consumidor
do Maranhão (Procon/MA) multou a Caixa Econômica Federal em R$ 1.022.679,60 (um
milhão vinte e dois mil seiscentos e setenta e nove reais e sessenta centavos)
por descumprimento das normas de contenção à Covid-19 impostas pelo Governo do
Estado, por meio do Decreto nº 35.731, de 11 de abril de 2020.
A multa foi entregue à Superintendência da Caixa
Econômica localizada em São Luís e foi expedida após o procedimento de
fiscalização às agências bancárias realizado pelo Procon/MA, Vigilância
Sanitária e Polícia Militar. A sanção é referente a irregularidades em quatro
agências localizadas em São Luís.
“O que se observou na prática foi a ausência de
organização no acesso a estes estabelecimentos, cuja responsabilidade cabe à
instituição bancária. Essa falta de organização acaba gerando filas extensas
dentro e, principalmente, do lado de fora das agências, onde não há qualquer
tipo de demarcação. Essa é uma situação grave diante da pandemia e da grande
quantidade de pessoas que buscam essas agências nesse momento”, explicou a
presidente do Procon/MA, Adaltina Queiroga.
As decisões expedidas pelo órgão consideraram que,
diante da alta transmissibilidade do Novo Coronavírus (COVID-19), a
inobservância das medidas sanitárias representam falha na prestação do serviço
da instituição bancária, colocando em risco a vida, saúde e segurança dos
consumidores, condutas vedadas pelos artigos 6º, inciso I, e 20, parágrafo 2º,
do CDC.
Fiscalização
Em conjunto, Procon/MA, Vigilância Sanitária e PM
verificam a adoção de medidas que se tornaram obrigatórias com o Decreto Estadual
n° 35.731/2020, como o balizamento e organização das filas, distanciamento
entre clientes, uso de equipamentos de proteção individual, higienização
periódica de superfícies, disponibilidade de álcool em gel e/ou água e sabão.
Sobre as relações de consumo, o Procon se concentrou
em avaliar a presença de informações acerca dos horários de funcionamento,
abastecimento de caixas eletrônicos e tempo de espera para atendimento.
“Falhas nesses casos geram demora para a finalização
dos atendimentos, o que, como consequência, expõe ainda mais o consumidor ao
risco, dado que aumenta o tempo necessário para finalização da sua demanda”,
explicou o diretor de Fiscalização do Procon/MA, Carlos Eduardo Garcia.
No total, 22 agências na grande São Luís foram
autuadas e serão multadas por não apresentarem os cuidados necessários para o
cumprimento do Decreto. As fiscalizações também se estendem para o interior do
estado.
“No interior, seguimos a mesma sistemática, atuando em
parceria com a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar, notificando os bancos
para que apresentem as medidas tomadas para garantir o atendimento seguro e de
qualidade aos consumidores”, informou Garcia.
Além dos bancos, o órgão intensificou as fiscalizações a todos os estabelecimentos considerados essenciais e com autorização para funcionamento durante a pandemia. A formalização de denúncias pode ser feita pelo site www.procon.ma.gov.br ou pelo aplicativo PROCON MA, disponível para Android ou IOS.
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