DIOCESE DE BACABAL CELEBRA 10 ANOS DA POSSE DE DOM ARMANDO



Informações: PASCOM E Wikipédia
Há 10 anos, numa tarde ensolarada de 11.02.2007 milhares de pessoas concentraram-se na Quadra da Cohab para acolher seu novo bispo, após um período de vacância da sede episcopal. 


A notícia de que o então Papa Bento XVI havia escolhido um pastor para o rebanho desta porção da Igreja de Cristo deu vida e alegria ao coração de todos. A expectativa era grande para conhecer quem guiaria os nossos passos a partir de então, até o desembarcar de Dom Armando Martín Gutierrez, um espanhol nascido em Madrid - Espanha, aos 16 de dezembro de 1954. Foi um momento muito especial na vida de muitos e o momento em que Dom José Belisário passava o báculo às mãos de Dom Armando marcava o começo de uma nova história e da esperança dada por Deus ao Profeta Jeremias «E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência". (Jr 3,15)



Dez anos após desse acontecimento, novamente parte da Diocese reuniu-se agora em ação de graças, louvando e bendizendo pela presença desse pastor em nosso meio. A Celebração Eucarística aconteceu na Igreja Matriz de Sant’Ana e São Joaquim, às 18:00h do último sábado (11) e contou com a participação maciça dos fiéis das três paróquias de Bacabal e dos seus sacerdotes. 




Em sua homilia, manifestou sua gratidão pela acolhida desde aquele primeiro dia em Bacabal, e em uma atitude de humildade própria do mesmo, afirmou que "o sentido desta celebração não sou eu, mas a ternura que Deus tem por cada um de nós, para com a Igreja de Bacabal. E essa força de Deus nos acompanha e nos protege..."





Ao longo da celebração, momentos importantes de sua trajetória foram relembrados e muitas homenagens a ele rendidas, como da Paróquia Santa Teresinha, que trouxe à assembleia jovens que naquele tempo eram meninos e meninas, mas que estavam presentes na homenagem de boas vindas. A entrega de flores a Dom Armando foi muito significativa. Já a Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, através do Ministério Luz das Nações apresentou uma coreografia e presentearam o bispo e, em nome da Paróquia São Francisco das Chagas e da Província Franciscana, falou Frei Bernardo - Provincial dos Franciscanos, agradecendo o apoio e colocando-se sempre à disposição da Diocese. O momento foi finalizado com um fraternal abraço entre ambos.







Após a bênção final e os agradecimentos, foi oferecido um coquetel no salão da igreja Matriz. 

Assista a reportagem produzida pelos repórteres Lenyldo Frazão e Douglas Oliveira.



Trajetória de Vida
Dom Armando Martín Gutiérrez, que nasceu em 16 de dezembro de 1954, em Madrid na Espanha, frequentou os estudos de primeiro e segundo grau no colégio Amore Misericordioso, em Lujua, Espanha e os cursos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Marchigiano, na cidade de Fermo, Itallia.
Fez mestrado em Teologia Moral na Pontifícia Academia Alfonsiana de Roma. Emitiu a primeira profissão na Congregação dos Filhos do Amor Misericordioso em 08 de setembro de 1974 e a Perpétua em 1978.
No dia 6 de outubro de 1979, Dom Armando Martín Gutiérrez foi ordenado sacerdote, em Spinaceto, Roma. A partir daí exerceu os seguintes ministérios: na Itália, era responsável pelo Seminário Menor da Congregação em Collevalenza, Perugia, Itália; vice-reitor da Casa do Clero de Perugia; vice-mestre dos noviços em Matrice, Campobasso, Itália.
Em 1988 veio para o Brasil, onde exerceu na Diocese de Mogi das Cruzes (SP), os cargos de mestre dos noviços (1988-2002); professor de Ética, no Seminário Diocesano e de Teologia Moral, no Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI (1992 -2002); superior de comunidade (1993-2002). Na diocese de Juiz de Fora foi mestre de juniorado, superior de comunidade e vigário paroquial (2003-2005);
Em 2 de novembro de 2006, Sua Santidade o Papa Bento XVI o nomeou Bispo da Diocese de Bacabal, sucedendo a Dom José Belisário da Silva que foi nomeado pela Santa Sé, Arcebispo Metropolitano de São Luís do Maranhão. 

DIOCESE DE BACABAL CELEBRA 10 ANOS DA POSSE DE DOM ARMANDO - Reportagem completa com vídeo e fotos você ver no Blog https://falandoseriobacabal.blogspot.com.br   Fotos: Jose de Castro

Post a Comment

Seja bem vindo ao blog.
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog. Agradeço pelo comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem